Maceió Rosa: Prefeitura promove ações de prevenção no Feitosa

Equipe da SMS prestou informações e disponibilizou requisições para exames de mamografia

Nesta quarta-feira (7), a Prefeitura de Maceió levou ações do Maceió Rosa para o Núcleo de Atividade Física, na Praça Nossa Senhora de Fátima, no Feitosa. No local, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prestou informações e disponibilizou requisições para exames de mamografia.

Segundo Amauri Araújo, enfermeiro da Gerência de Promoção à Saúde da SMS, levar estas informações até a população é uma forma de incentivar a realização dos exames. “Viemos até aqui para orientar a população sobre a realização da mamografia como forma de combater o câncer de mama. O objetivo é alertar sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce, estamos orientando as mulheres sobre o autoexame, sobre a questão da procura dos serviços de saúde, dando uma atenção especial para o grupo mais entre 50 e 69 anos”, pontuou.

“Faço atividades aqui no Núcleo há mais de 10 anos e todo ano recebo as informações e o encaminhamento para a realização dos exames. Então além de fazer atividades de educação física aqui, eu recebo informações e trabalho a minha mente”, afirmou a frequentadora do espaço, Edjane Brandão, de 57 anos.

A Maria José da Silva, de 43 anos, também participa das atividades do Núcleo e saiu de lá com a requisição em mãos. “A atenção à saúde da mulher é muito importante. Aprovei a iniciativa de instalarem uma tenda aqui porque desse jeito, depois que concluímos nossas atividades aqui no núcleo, já podemos requisitar um encaminhamento.”

Maceió Rosa 2020

A Campanha Maceió Rosa é uma ação educativa e de saúde pública que tem como objetivo e responsabilidade conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de estimular a realização do exame médico de rastreamento da doença, a mamografia. O Maceió Rosa traz para o Município de Maceió práticas e atitudes universalizadas pela campanha Outubro Rosa, conferindo identidade local e estabelecendo relação de proximidade e cuidado com as mulheres da capital.

Desde que foi instituída, em 2014, a campanha municipal Maceió Rosa promove o autocuidado, a realização de exames de detecção da doença (mamografia) para mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, nos equipamentos da rede pública de saúde. Além disso, a campanha dá apoio a instituições não governamentais que atuam na rede de atenção às mulheres com câncer de mama, oferecendo suporte às pacientes durante o tratamento da doença em Maceió. Este ano, participam da campanha as ONGs Casa Rosa e Grupo de Mama Renascer.

Em 2020, o Maceió Rosa traz o coração rosa posicionado no centro de uma representação visual com a mensagem “O cuidado é transformador”, circundada por três frases incentivadoras – “Cuide de seu corpo”, “Faça sempre seus exames” e “O autoexame faz a diferença”. Juntas, em formato circular, as mensagens, com o coração ao centro, remetem ao formato da mama, ressaltando que o autocuidado é o que impulsiona a atenção à saúde da mulher e durante o mês de outubro, especialmente, o cuidado com as mamas é o foco principal dessa atenção. Confira aqui a programação completa.

Com Ascom SMS

FacebookTwitterGoogle Bookmarks