Obras da ciclovia da Avenida Fernandes Lima têm início

Somente com este equipamento, a malha cicloviária da capital vai aumentar em 30%

A Avenida Fernandes Lima vai ganhar uma ciclovia. É um sonho antigo dos ciclistas que começa a se tornar realidade por meio de um projeto de mobilidade urbana inteligente, capitaneado pela Prefeitura, permitindo o progresso da cidade de maneira sustentável, com a preservação do meio ambiente.

O prefeito JHC participou da cerimônia de início das obras, que aconteceu na manhã desta terça-feira (19). A solenidade foi realizada na Praça Centenário, próximo à estrutura que homenageia o chapéu do Guerreiro, onde será o trecho inicial. A ciclovia se estenderá até a Faculdade Cidade de Maceió (Facima), na Avenida Durval de Goés Monteiro, utilizando o canteiro central.

O prefeito JHC citou que a obra é um presente que Maceió vai receber, após anos de espera e sem a devida atenção do poder público. “É uma forma de mobilidade que o mundo inteiro busca, dando mais segurança aos ciclistas e também aos pedestres. Atualmente, as bicicletas e os pedestres competem com os carros, deixando os trabalhadores sem alternativa para ir ao serviço e impedindo os ciclistas de praticarem esportes”.

Segundo ele, os recursos na ordem de R$ 2,6 milhões para a construção estão assegurados e o Município, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), terá um papel preponderante de gestão e fiscalização para que os recursos públicos sejam bem aplicados. “Vamos atuar com seriedade, cobrando o cronograma físico-financeiro desta obra para que a gente possa entregá-la o quanto antes”.

JHC adiantou, durante entrevista à imprensa, que outras ciclovias estão previstas para a capital. Há previsão, conforme o prefeito, de construir uma faixa exclusiva para ciclistas na Via Expressa e na Eco Via Norte, que não estava previsto no projeto. Os estudos estão adiantados e, em breve, a Prefeitura fará o anúncio do modelo a ser adotado nestas importantes vias.

“É um conjunto de ações a serem implementadas para conseguirmos alavancar a cidade da melhor forma possível. Não podemos perder tempo, enquanto arrumamos a casa, colocamos o carro para rodar. Agora, estamos imprimindo um novo ritmo de trabalho”.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Nemer Ibrahim, a obra será executada dentro de um planejamento que cabe no orçamento da Prefeitura e no desejo da nova gestão em deixar a cidade mais bonita, acessível e com maior prática de mobilidade urbana de modo que possa envolver o máximo de pessoas possível.

“Todas as licenças já foram emitidas e o projeto prevê uma política de compensação das árvores, com arborização máxima, para garantir a preservação ambiental e o crescimento sustentável”, detalhou. Ele explicou que há previsão de a ciclovia ser sequenciada ao longo da Avenida Durval de Góes Monteiro, sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Para o presidente da Associação Alagoana de Ciclismo, Antôniio Facchinetti, a ciclovia na Avenida Fernandes Lima é uma obra importantíssima e vem sendo cobrada há muito tempo pela categoria. “Há mais de 10 anos estamos lutando para que aconteça esta obra. Recebemos a promessa de que a ciclovia estará pronta em 19 de julho, e isso é muito bom, porque Maceió tem pressa”, destaca.

Secom Maceió

FacebookTwitterGoogle Bookmarks