SMS atualiza profissionais para utilização de medicação preventiva ao HIV

A Profilaxia pós exposição tem caráter preventivo para casos de exposição ao vírus

Com o objetivo de atualizar os profissionais sobre a condução de pacientes que tiveram contato com o vírus HIV, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma capacitação, online e gratuita, sobre o protocolo de Profilaxia Pós Exposição (PEP), nesta quarta (24) e sexta-feira (26).

O curso será ministrado pela infectologista da SMS Mardjane Lemos, e será direcionado aos trabalhadores das UPAs do Trapiche e Benedito Bentes, que são referência para atendimento a pessoas com exposição sexual ao HIV. A capacitação na quarta-feira (24) será às 19h30, por meio deste link. Já na sexta-feira (26), às 10h, médicos e enfermeiros poderão participar, por meio deste link.

O intuito é que os profissionais saibam direcionar os pacientes e orientar os casos em que o tratamento se faz necessário. A PEP é recomendada para todas as pessoas que tiveram alguma situação de exposição de risco para infecção HIV. E é uma profilaxia com caráter preventivo para as pessoas que não utilizaram métodos de proteção, a exemplo de preservativos, na relação sexual. O uso deste recurso é recomendado até 72h após a exposição.

O usuário será avaliado por equipe de saúde, que verificará se seu relato corresponde à necessidade de intervir com a profilaxia. O tratamento é feito por 28 dias e o paciente é acompanhado por um serviço de referência, como as UPAs do Trapiche e Benedito Bentes, e pelo Hospital Escola Hélvio Auto.

Ascom SMS

FacebookTwitterGoogle Bookmarks