Alagoas recebe mais de 125 doses de imunizantes contra Covid-1 nesta segunda (23)9

Do total, serão enviadas 31.900 doses são da CoronaVac, 33.930 da Pfizer e 61.250 da AstraZeneca

Alagoas recebe, nesta segunda-feira (23), nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Desta vez, 127.080 doses de imunizantes serão enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) e desembarcam, às 10h20, no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Desse total, 31.900 são da CoronaVac, 33.930 da Pfizer e 61.250 da AstraZeneca.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, afirma que o avanço da vacinação é importante para a diminuição da curva de contágio do novo coronavírus e, consequentemente, da taxa de ocupação dos leitos hospitalares no Estado. Ele lembra que os alagoanos devem continuar tomando todos os cuidados preconizados pelos infectologistas.

“Peço para que a população continue usando máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social. Todos devem se manter atentos ao calendário de vacinação, tanto para a primeira dose quanto para a segunda”, ressaltou Alexandre Ayres.

Após a chegada a Alagoas, os imunizantes terão a temperatura aferida, serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau. A retirada das vacinas por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) acontece somente depois que o PNI realizar o cadastro dos imunizantes.

Para fazer a retirada, as SMSs devem realizar solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e marcar agendamento prévio nas Centrais de Distribuição. Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Já para a retirada na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Balanço – Até agora, Alagoas recebeu 3.171.060 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 2.785.554 doses de vacinas para os 102 municípios.

Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 2.388.258 doses. Deste total, 1.649.788 pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 738.470 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) ou dose única (DU).

Secom Alagoas