No Dia Nacional da Vacinação, Maceió comemora 60% de imunizados contra a Covid-19

Compromisso da Prefeitura e da equipe de vacinadores dinamiza fluxo de imunização

A Prefeitura de Maceió tem desenvolvido um trabalho intenso de educação em saúde, além de fortalecer o sistema de imunização contra o coronavírus, por meio do investimento em equipamentos, profissionalização e aquisição de vacinas para a população em toda a Rede Municipal de Saúde. Neste Dia Nacional da Vacinação, celebrado em 17 de outubro, Maceió contabiliza 60,11% da população vacinada com as duas doses ou a vacina de dose única contra a Covid-19. São 456.080 pessoas com o ciclo vacinal completo, além de 664.887 (87,64%) com pelo menos uma dose garantida.

Desde o início da vacinação contra a Covid-19, Maceió trabalha para dispor da melhor logística de vacinação possível para distribuir os imunizantes à população.

Adevânia Alves é enfermeira no ponto de vacinação contra a Covid-19 instalado no Maceió Shopping e fala do esforço e compromisso da equipe para aumentar o número de maceioenses protegidos contra o vírus e colaborar para a retomada da normalidade.

“Temos consciência de que, quando um vírus se instala, se inicia uma guerra que só pode ser vencida com o surgimento da vacina. Historicamente, o Brasil já conseguiu erradicar muitas doenças a partir da vacinação em massa e temos certeza de que isso também vai acontecer, em breve, com a Covid-19. Por isso, trabalhamos com a máxima rapidez possível”, afirma a enfermeira.

Pioneirismo e responsabilidade

Desde o início da pandemia, Maceió colocou em prática medidas – muitas delas pioneiras – para agilizar o fluxo de atendimento e a garantia de maior agilidade na vacinação. O esforço tem se revertido em bons resultados.

O Corujão da Vacina permite às pessoas que trabalham durante o dia se vacinar até as 21h em quatro pontos de vacinação; e, em parceria da Prefeitura com o Governo da Alemanha, Mercedes Benz e Cruz Vermelha, Maceió foi a primeira cidade da América Latina a receber o Ônibus da Vacina, unidade itinerante que levou 12 mil doses de vacinas à população em 30 pontos de Maceió.

Outros pontos de destaque, na vacinação contra a Covid-19, são: a implantação do cartão em braile para inclusão de pessoas com deficiência visual; a criação do portal vacina.maceio.al.gov.br, que elevou os indicadores municipais de transparência de dados sobre a Covid, conforme análise divulgada pela Open Knowledge Brasil (OKBR); o desenvolvimento da ferramenta Filômetro, que permite o monitoramento do fluxo de atendimento nos pontos de vacinação.

Estas são algumas das estratégias que levaram a Prefeitura de Maceió a repetidas lideranças do ranking das capitais com maior eficiência vacinal, segundo o portal LocalizaSUS, do Ministério da Saúde.

Rede de Frio

Em maio de 2021, o prefeito JHC investiu R$ 160 mil na aquisição de ultracongeladores para a Central Municipal de Rede de Frio destinados ao armazenamento das vacinas da Pfizer, que exigem temperaturas baixíssimas. Os equipamentos vieram de São Paulo e permitem o armazenamento dos imunizantes por até seis meses.

“Os ultracongeladores têm características técnicas específicas para poder armazenar as vacinas da Pfizer. Portanto, conseguimos completar todo o ciclo necessário para fazer o manuseio dessas doses. Maceió deu exemplo, se antecipou e saiu na frente”, informou o prefeito JHC sobre a entrega dos equipamentos.

A data

O Dia Nacional da Vacinação foi instituído pelo Ministério da Saúde com a finalidade de ressaltar a importância da vacina no controle de doenças e na prevenção de epidemias. Graças ao surgimento das vacinas, diversas doenças desapareceram e muitas outras estão com índices bastante reduzidos de contaminação.

A distribuição das vacinas e o calendário de imunização são geridos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do MS, que garante imunização para a população brasileira. Criado em 1973, o PNI tem uma história de conquistas, destacando-se a erradicação do sarampo, a eliminação do tétano neonatal e a manutenção da erradicação da poliomielite.

Ascom SMS

FacebookTwitterGoogle Bookmarks