ÚLTIMAS
Nova descoberta aumenta expectativa da Petrobras na Foz do Amazonas•Embraer tem alta de 6% nas entregas no terceiro trimestre•Estudantes de 50 unidades de ensino municipais vão participar de experiência gastronômica•MEC divulga avaliação de livros didáticos•Obras transformam parte alta de Maceió e mudam rotina de quem vive na região•Campanha “Maceió contra o Assédio Eleitoral” reafirma o direito de servidores à livre escolha política e reprova o assédio eleitoral•Carne brasileira vai pagar tarifa de 67% para entrar na China•Prefeito Rodrigo Cunha destaca novo momento do turismo de Maceió em encontro com influenciadores•DMTT destrói cones e outros materiais utilizados para reserva indevida de espaço público•Fies 2026/2: instituições de ensino podem ofertar vagas remanescentes•Nova descoberta aumenta expectativa da Petrobras na Foz do Amazonas•Embraer tem alta de 6% nas entregas no terceiro trimestre•Estudantes de 50 unidades de ensino municipais vão participar de experiência gastronômica•MEC divulga avaliação de livros didáticos•Obras transformam parte alta de Maceió e mudam rotina de quem vive na região•Campanha “Maceió contra o Assédio Eleitoral” reafirma o direito de servidores à livre escolha política e reprova o assédio eleitoral•Carne brasileira vai pagar tarifa de 67% para entrar na China•Prefeito Rodrigo Cunha destaca novo momento do turismo de Maceió em encontro com influenciadores•DMTT destrói cones e outros materiais utilizados para reserva indevida de espaço público•Fies 2026/2: instituições de ensino podem ofertar vagas remanescentes

Na comparação com o mesmo mês de 2023, houve expansão de 1,7%

O volume do setor de serviços no país recuou 0,4% em agosto deste ano na comparação com julho. A queda veio depois de dois resultados positivos do setor, que havia crescido 1,4% em junho e 0,2% em julho. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com agosto do ano passado, houve crescimento de 1,7%. Também houve altas no acumulado do ano (2,7%) e no acumulado de 12 meses (1,9%).

A queda de julho para agosto foi influenciada por resultados negativos em duas das cinco atividades pesquisadas: o setor de informação e comunicação (-1%), que havia subido 3,7% no mês anterior; e o de transportes (-0,4%), que apresentou a segunda queda consecutiva, acumulando perda de 2% em dois meses.

Crescimento

Duas das cinco atividades analisadas apresentaram expansão: outros serviços (1,4%) e serviços prestados às famílias (0,8%). Os serviços profissionais, administrativos e complementares permaneceram estáveis.

O agregado de atividades turísticas, que é analisado de forma separada pela pesquisa do IBGE, manteve-se estável no mês, após cair 0,8% em julho.

A receita nominal dos serviços variou 0,1% em relação a julho e cresceu 7,5% na comparação com agosto do ano passado, 7,5% no acumulado do ano e 6,7% no acumulado de 12 meses.

Agência Brasil