Participantes terão 12 semanas de acompanhamento online do Liinc/Ufal e da Fundação Wadhwani para desenvolver projetos criados durante o hackathon
Após o sucesso do 1º Desafio de Inovação do Detran/AL, as equipes que concluíram o hackathon com a entrega de projetos finais agora iniciam uma nova fase: o acompanhamento e aprimoramento das soluções desenvolvidas.
Em parceria com a Fundação Wadhwani, o Laboratório de Inovação Inclusiva da Universidade Federal de Alagoas (Liinc/Ufal) dará início, nesta segunda-feira (30), a um programa de 12 semanas de pré-aceleração gratuito, com o objetivo de transformar as ideias prototipadas durante o hackathon em soluções mais robustas e com potencial de aplicação no mercado.
Ao todo, serão oferecidas cinco turmas com diferentes horários, para facilitar a participação das cerca de 200 pessoas envolvidas no desafio.
Cada equipe participará de encontros semanais de cerca de duas horas, com suporte direto de mentores especializados do Liinc e acesso a uma plataforma on-line exclusiva desenvolvida pela Fundação Wadhwani, reconhecida internacionalmente por suas metodologias de educação empreendedora e inovação.
“Nosso objetivo é dar continuidade à jornada de inovação iniciada no Desafio do Detran, oferecendo ferramentas, acompanhamento e metodologias que ajudem as equipes a amadurecer suas soluções, validar suas ideias e, quem sabe, colocá-las em operação”, explica Hérmani Magalhães, coordenador do Liinc.
Etapas
O programa é estruturado em 12 etapas, que percorrem toda a jornada de desenvolvimento de uma solução inovadora: desde o entendimento aprofundado do problema, passando pela definição de público-alvo, proposta de valor, validação de hipóteses, até a construção de um protótipo mais avançado e orientado à implementação.
Durante esse processo, os participantes também receberão orientações sobre modelo de negócios, estratégias de sustentabilidade financeira, escalabilidade e técnicas de apresentação para potenciais parceiros, investidores ou instituições públicas.
A expectativa é que, ao final dessas 12 semanas, as soluções estejam em um estágio mais maduro, com maiores chances de serem implementadas ou transformadas em negócios.
Agência Alagoas
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.