Além do serviço das cooperativas, a Alurb também preparou programação especial para a limpeza durante e depois dos eventos
Com o objetivo de manter a orla limpa e organizada, além de preservar o bioma da região evitando que recicláveis fossem para no mar, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) levou o Projeto Coleta Seletiva é Massa nas prévias carnavalescas que aconteceram no último sábado (7).
Entre os itens mais coletados pela cooperativa estão as garrafas plásticas e embalagens em geral, que ganham a destinação correta. A oportunidade de trabalhar durante o previsto também é importante para a geração de renda extra para mais de 170 famílias de cooperados.
“A introdução das cooperativas nestes eventos amplia a capacidade deles terem seu sustento. Além disso, ganhamos um reforço na limpeza, que nesse caso anda lado a lado com a sustentabilidade, pois os materiais recolhidos deixam de poluir a cidade, ganham a destinação correta e ainda viram renda para os cooperados”, disse Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb.
Reforço na limpeza
Aliado ao trabalho realizado pela Coopmundaú, a Alurb reuniu mais de 100 garis fazendo a varrição e coleta se resíduos. O reforço era necessário devido à grande concentração de pessoas na orla que, naturalmente, ampliavam o descarte irregular. Com o apoio dos caminhões pipa e dos caminhões coletores, os serviços foram realizados em simultâneo com os blocos. Assim, os agentes fizeram a limpeza logo em seguida a passagem dos foliões.
Secom Maceió