ÚLTIMAS
Mega-Sena não tem ganhador e prêmio sobe para R$ 150 milhõesJuíza Adriana Carla toma posse como desembargadora eleitoralDMTT recolhe mais de 700 cones utilizados irregularmente para reservar vagas em MaceióConclusão da segunda etapa da Praça Acauã integra nova área ao complexo público de esporte e lazer do Graciliano RamosGreve de trens em SP causa congestionamento de mais de 2 mil kmCNU 2 divulga nova classificação com vagas remanescentes e adicionaisPrefeitura promove oficina sobre apoio matricial para fortalecer cuidado compartilhadoMaceió reduz em 60,5% as ocorrências atendidas pela Defesa CivilMedidas protetivas concedidas em Maceió crescem 43% em 2026Brasil passa a ter controle maior sobre produtos químicosMega-Sena não tem ganhador e prêmio sobe para R$ 150 milhõesJuíza Adriana Carla toma posse como desembargadora eleitoralDMTT recolhe mais de 700 cones utilizados irregularmente para reservar vagas em MaceióConclusão da segunda etapa da Praça Acauã integra nova área ao complexo público de esporte e lazer do Graciliano RamosGreve de trens em SP causa congestionamento de mais de 2 mil kmCNU 2 divulga nova classificação com vagas remanescentes e adicionaisPrefeitura promove oficina sobre apoio matricial para fortalecer cuidado compartilhadoMaceió reduz em 60,5% as ocorrências atendidas pela Defesa CivilMedidas protetivas concedidas em Maceió crescem 43% em 2026Brasil passa a ter controle maior sobre produtos químicos

O número engloba quem produz a bebida; padroniza cor, aroma e paladar; envasa as garrafas e/ou vende no atacado. Desde 2018, o número de estabelecimentos cresceu 61%

Os dados são do Anuário da Cachaça publicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com a elaboração da Secretaria de Defesa Agropecuária..

O maior número de estabelecimentos estava na Região Sudeste (961), puxado por Minas Gerais (564) e por São Paulo (230). Mais de 62% dos fabricantes, padronizadores, envasadores e atacadistas atuavam naquele estado. A Região Sul tinha 277 estabelecimentos – puxada pelo Rio Grande do Sul (230). No Nordeste, funcionavam 211 estabelecimentos; no Centro-Oeste, 70; e no Norte, 19.

Em 844 municípios brasileiros, havia ao menos um estabelecimento da cadeia produtiva da aguardente brasileira registrada pelo Mapa.

Entre essas cidades, Salinas (MG) era o município que tinha mais estabelecimentos da cadeia produtiva da cachaça (27). A cidade no norte de Minas era seguida de perto por Alto Rio Doce, na Zona da Mata mineira, com 25 estabelecimentos; e por Viçosa do Ceará, no topo da Serra da Ibiapaba, no noroeste cearense, com 24 estabelecimentos.

Agência Brasil