ÚLTIMAS
Sancionado regime especial para incentivar instalação de datacenters•Defesa Civil de Maceió identifica falhas em instalações elétricas do Residencial Lúcio Costa•Fiscalização educativa do Procon Maceió reforça direitos dos consumidores•Vendas no comércio caem 0,8% em julho, com “ressaca” da Copa do Mundo•Prefeitura de Maceió determina restrição de bandeiras e wind banners na orla•Brasil deve dobrar investimentos para zerar déficit em infraestrutura•Move Brasil terá R$ 30 bilhões para crédito de veículos•Estados e municípios têm limite de crédito para 2026 ampliado•Prefeitura encaminha 20 pessoas em situação de vulnerabilidade para tratamento•Canções do passado despertam memórias e emocionam idosos da Cidade da Pessoa Idosa•Sancionado regime especial para incentivar instalação de datacenters•Defesa Civil de Maceió identifica falhas em instalações elétricas do Residencial Lúcio Costa•Fiscalização educativa do Procon Maceió reforça direitos dos consumidores•Vendas no comércio caem 0,8% em julho, com “ressaca” da Copa do Mundo•Prefeitura de Maceió determina restrição de bandeiras e wind banners na orla•Brasil deve dobrar investimentos para zerar déficit em infraestrutura•Move Brasil terá R$ 30 bilhões para crédito de veículos•Estados e municípios têm limite de crédito para 2026 ampliado•Prefeitura encaminha 20 pessoas em situação de vulnerabilidade para tratamento•Canções do passado despertam memórias e emocionam idosos da Cidade da Pessoa Idosa

A atividade foi pensada para promover momentos de convivência, lazer e integração entre os idosos. Segundo a educadora social da Cidade da Pessoa Idosa, Maria das Graças, ações como essa também aproximam os equipamentos da Semdes e parceiros da rotina dos idosos.

“Percebemos que, no período chuvoso, eles acabam ficando muito ociosos e mais presos em casa. Por isso, estamos sempre buscando os equipamentos e parceiros para que participem da vida dos idosos que residem aqui, principalmente porque muitos não recebem visitas das famílias com frequência. Então, achamos importante trazer essas atividades para eles. Eles gostam muito, principalmente aqueles que não têm uma vida social tão ativa”, destacou.

A programação também proporciona momentos de descontração e alegria, com música, dança e interação entre os participantes. O Seu José Carlos foi um dos mais animados, dançou e se divertiu bastante.

Cidade da Pessoa Idosa

A Cidade da Pessoa Idosa fica localizada na Praça Ciro Acioly, no bairro da Ponta Grossa, e acolhe idosos a partir dos 60 anos que tiveram seus direitos violados, vínculos rompidos ou negligenciados pelas famílias. O equipamento é um local para residência permanente, com atendimento 24 horas para a pessoa idosa.

O espaço conta com 14 dormitórios, sala para atendimento em saúde, sala para enfermagem, elevador com acessibilidade para garantir a segurança articular dos idosos e um espaço de convivência para promover o fortalecimento de vínculos afetivos e de estreitamento de laços entre os assistidos.A casa conta com cuidadores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, e equipe administrativa e de serviços gerais.

Os encaminhamentos para a unidade são realizados através da Rede de Proteção à Pessoa Idosa por meio de denúncias recebidas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social/Centro de Referência em Assistência Social que serão avaliadas por equipes socioassistenciais e de saúde para definir as estratégias para cada caso. A institucionalização segue a política do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que define a entrada nos acolhimentos como último recurso.

Secom Maceió