Ação itinerante do Cadastro Único atende moradores do Jacintinho, nesta quinta (18)

Nos dias 22 e 23 de janeiro, a ação continua no bairro, na Escola Municipal Arnon Afonso Farias de Melo

Ação acontece nesta quinta-feira (18), na Escola Municipal Professora Eulina Ribeiro Alencar, no Jacintinho. Foto: Ascom Semdes

Nesta quinta-feira (18), usuários que necessitam dos serviços do Cadastro Único para programas sociais, poderão ir até a Escola Municipal Professora Eulina Ribeiro Alencar, no Jacintinho, das 9h às 15h.

A ação foi iniciada na unidade de ensino nesta quarta-feira (17), prosseguindo até esta quinta-feira.

Na próxima semana, nos dias 22 e 23 de janeiro, a iniciativa também será no Jacintinho, desta vez na Escola Municipal Arnon Afonso Farias de Melo, que fica no Conj. José da Silva Peixoto, S/N – Quadra 01. O atendimento será das 9h às 15h.

As famílias da região que comparecerem à ação podem tirar suas dúvidas sobre programas sociais, obter informações, incluir e atualizar o Cadastro Único, além do recadastramento do Programa Bolsa Família. Também serão realizados atendimento do programa de benefício de Prestação Continuada (BPC). São distribuídas 60 fichas para cada dia de atendimento.

PROCAD-SUAS

Essa ação faz parte programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD-SUAS), criando oportunidades para acesso a serviços, benefícios e programas sociais a pessoas que necessitam da Assistência Social e outras políticas públicas, mas que ainda estão fora do Cadastro Único ou estão com dados desatualizados.

A ação visa atualizar e regularizar os cadastros unipessoais, visto que existe um volume significativo de registros unipessoais e de cadastros com informações inconsistentes ou desatualizadas no Cadastro Único, permitindo que membros de uma mesma família, que estão cadastrados separadamente, recebam mais de um benefício, ao mesmo tempo em que segmentos mais vulneráveis da população ficam excluídos dos programas sociais.

O PROCAD-SUAS também tem o objetivo de fazer busca ativa de famílias pertencentes aos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, em especial população em situação de rua e povos indígenas. Pessoas idosas, pessoas com deficiência e crianças em situação de trabalho infantil também são públicos prioritários do programa.

Secom Maceió