ÚLTIMAS
Prazo para empresas optarem por Simples é adiado para 15 de outubro•Prefeito Rodrigo Cunha entrega 34 ruas pavimentadas no Village Campestre 2 e Canto do Mainá•Casa do Autista adota método multidimensional para estimular desenvolvimento da fala das crianças•Cidade de Maceió atinge cerca de 22 mil vagas na Educação Infantil com Gigantinhos•Petrobras fecha acordo para comprar gás dos EUA por mais de 20 anos•Homem é condenado a 22 anos de prisão por acidente com vítimas fatais•Dívida Pública Federal fica estável em agosto e chega a R$ 9,29 tri•Semed promove encontro com servidores em readaptação para orientar sobre direitos e deveres•Fiscalização é reforçada para conter alta dos combustíveis•Educadores do DMTT encerram Semana Nacional de Trânsito com ação educativa na Rua Aberta•Prazo para empresas optarem por Simples é adiado para 15 de outubro•Prefeito Rodrigo Cunha entrega 34 ruas pavimentadas no Village Campestre 2 e Canto do Mainá•Casa do Autista adota método multidimensional para estimular desenvolvimento da fala das crianças•Cidade de Maceió atinge cerca de 22 mil vagas na Educação Infantil com Gigantinhos•Petrobras fecha acordo para comprar gás dos EUA por mais de 20 anos•Homem é condenado a 22 anos de prisão por acidente com vítimas fatais•Dívida Pública Federal fica estável em agosto e chega a R$ 9,29 tri•Semed promove encontro com servidores em readaptação para orientar sobre direitos e deveres•Fiscalização é reforçada para conter alta dos combustíveis•Educadores do DMTT encerram Semana Nacional de Trânsito com ação educativa na Rua Aberta

A comunicação é construída de diferentes formas e, para algumas crianças e adolescentes, desenvolver a fala pode exigir estratégias específicas e acompanhamento especializado. Na Casa do Autista de Maceió, as sessões de Fonoaudiologia utilizam a abordagem PROMPT como uma das ferramentas para auxiliar pacientes na organização dos movimentos necessários para a produção dos sons da fala.

Aplicado pela fonoaudióloga Alice Fonseca, o método utiliza toques direcionados em regiões como lábios, língua e mandíbula. Os estímulos funcionam como pistas táteis para ajudar o cérebro e os músculos a compreenderem e organizarem os movimentos envolvidos na produção dos sons. A proposta é favorecer o planejamento motor da fala e auxiliar o paciente durante o processo de produção.

“O PROMPT trabalha a organização dos movimentos necessários para a fala. Por meio dos estímulos táteis, conseguimos oferecer ao paciente uma referência para que ele compreenda melhor como deve movimentar estruturas como língua, lábios e mandíbula. É um trabalho que respeita o tempo e as necessidades de cada pessoa”, explica Alice Fonseca.

A abordagem não se limita aos aspectos motores. O método considera três dimensões no processo terapêutico. A primeira é a motora e sensorial, relacionada à coordenação e organização dos músculos envolvidos na fala. A segunda envolve os aspectos cognitivos e linguísticos, como compreensão, vocabulário, formação de frases e utilização da linguagem. Já a terceira contempla os aspectos sociais e emocionais relacionados à comunicação e à interação.

O PROMPT pode ser utilizado em casos de Apraxia de Fala na Infância, disartria associada a alterações neurológicas, atrasos importantes de linguagem e alterações de articulação que permanecem, mesmo com a utilização de outras abordagens terapêuticas.

Na rotina de atendimento, a aplicação da técnica leva em consideração as características individuais de cada paciente. A proposta é trabalhar não apenas a produção de sons isolados, mas a comunicação de forma funcional, considerando a capacidade de compreender, expressar necessidades, interagir e participar de situações do cotidiano.

Para Fabiana Lisboa, gerente-geral da Casa do Autista, a utilização de diferentes recursos terapêuticos é importante para garantir que o acompanhamento seja adequado às particularidades de cada paciente.

“Não existe uma única forma de desenvolver a comunicação. Cada criança apresenta necessidades e características próprias, e o nosso papel é oferecer estratégias que possam contribuir para esse processo. O trabalho da equipe busca justamente ampliar as possibilidades de comunicação e acompanhar cada evolução, mesmo quando ela acontece em pequenos passos”, pontua.

A utilização de abordagens especializadas faz parte da proposta de atendimento da Casa do Autista, que reúne profissionais de diferentes áreas para acompanhar as demandas das pessoas atendidas e de suas famílias. Nesse contexto, a Fonoaudiologia tem papel importante no desenvolvimento das habilidades de comunicação e linguagem.

Segundo Camila Porciúncula, diretora-presidente do Maceió Saúde, a qualificação dos atendimentos passa pela oferta de recursos que considerem as diferentes necessidades dos usuários.

“Quando falamos em cuidado, precisamos olhar para a pessoa de forma integral. A comunicação está diretamente relacionada à autonomia, à interação e à participação social. Por isso, oferecer um acompanhamento especializado e utilizar estratégias adequadas para cada paciente é também uma forma de ampliar as possibilidades de desenvolvimento e inclusão”, destaca.

Como ter acesso

Administrada pelo Maceió Saúde, organização social sem fins lucrativos voltada à modernização e à eficiência na gestão das unidades municipais de saúde, a Casa do Autista trabalha para integrar boas práticas de governança, inovação e assistência humanizada.

Para ter acesso aos serviços, o primeiro passo é reunir a documentação necessária e levá-la ao Setor de Protocolo da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Fernandes Lima, 2335, no bairro Farol, onde será aberto o processo. Entre os documentos exigidos estão RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e encaminhamento médico da criança ou do adolescente, além dos documentos do responsável legal.

A partir daí, a equipe técnica do setor de Autismo da Secretaria Municipal de Saúde realiza a análise e a regulação dos casos. São priorizadas pessoas que ainda não estão inseridas na rede pública de saúde, como os Centros Especializados em Reabilitação (CER) ou serviços contratualizados, e que se encontram em fila de espera na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

Após a avaliação, os pacientes são encaminhados gradualmente para os serviços disponíveis, entre eles a própria Casa do Autista. Quando a demanda ultrapassa a capacidade de atendimento, os solicitantes permanecem em fila de espera, seguindo critérios técnicos e de prioridade.

Secom Maceió