Centro de Cultura e Memória do Judiciário recebe mais de 160 estudantes

Alunos de três escolas estaduais se entretiveram com os equipamentos tecnológicos e observaram os objetos históricos do museu

Alunos das escolas estaduais Maria José Loureiro, Teotônio Vilela e Professor José da Silveira Camerino tiveram contato com a história de Alagoas e da Justiça alagoana, em visita ao Centro de Cultura e Memória (CCM) do Poder Judiciário de Alagoas, nesta quinta (21) e sexta-feira (22). Foram 167 estudantes que se entretiveram com os equipamentos tecnológicos e observavam curiosos os objetos históricos do museu.

Maria Eduarda, de 11 anos, contou sobre o que mais chamou sua atenção. “O que eu mais gostei foi a parte das histórias das mulheres, que tem na parede com as leis em defesa das mulheres”, afirmou a estudante.

A professora de Língua Portuguesa Ana Paula, da Escola Teotônio Vilela, explicou que é de suma importância os alunos mais jovens terem contato com a história de Alagoas e a trajetória da Justiça do estado até os dias atuais.

“Desde cedo esses alunos começam a despertar um lado relacionado a cultura e a história. Quanto cidadão, todo mundo deve conhecer esses fatos históricos, saber como viveram e o que realizaram os nossos antepassados. Então, eles já vão crescer com esse entendimento e saber preservar as nossas raízes”, enfatizou Ana Paula.

Irina Costa, diretora do CCM, afirmou que o fluxo de visitação ao museu, principalmente de estudantes, demonstra a repercussão positiva do museu, com a estrutura e a tecnologia entretendo visitantes de todas as faixas etárias. “A interatividade dos meninos é incrível, porque realmente se entretêm. Esses alunos são jovens, e você explicar que eles estão na casa da Justiça, como é que a justiça funciona e mostrar fatos históricos, com certeza é uma bagagem que eles vão levar pelo resto da vida”, destacou a diretora do CCM.

O Centro de Cultura e Memória funciona no prédio histórico do TJAL, localizado na Praça Deodoro, Centro. As visitações estão abertas de segunda a sexta, das 8h às 13h. Para visitas em outros horários, é necessário agendar, entrando em contato pelo e-mail ccmtjal@gmail.com.

Mark Nascimento – Dicom TJAL

Irina Costa conduziu visita dos estudantes da escola estadual Teotônio Vilela.
Alunos da Escola Estadual Maria José Loureiro durante visita ao CCM.