COB assina Declaração de cooperação por inclusão no esporte proposta pelo Vaticano

Principais organizações esportivas do mundo participam do acordo, que contou com participação do Papa Francisco em evento

 

cob vaticanoO Comitê Olímpico do Brasil (COB) assinou nesta quinta-feira, 3, a declaração “Esporte para Todos”, promovida pelo Vaticano com a intenção que as instituições estimulem cada vez mais a dimensão social e inclusiva do esporte.

No fim de setembro foi realizada no Vaticano a Cúpula Internacional do Esporte, com a presença do Papa Francisco, que teve como foco o esporte unido, acessível e adaptado a todos. Ela foi promovida pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em colaboração com o Dicastério para a Cultura e Educação e a Fundação João Paulo II para o Esporte.

O evento contou com a presença das principais organizações e personalidades desportivas do mundo, sobretudo para destacar a importância do esporte, entre outras coisas, como um meio de crescimento humano, educacional e espiritual.

Nesta terça-feira, o COB assinou a Declaração proposta pelo Vaticano – ela também foi assinada por todos os presentes na Cúpula. Por meio dela, a entidade se compromete a promover o esporte de maneira cada vez mais inclusiva e social.

“O esporte sempre foi e sempre será uma das principais ferramentas de inclusão social e união no mundo inteiro. Esses valores vão ao encontro daquilo que buscamos cada vez mais dentro do COB. É uma satisfação muito grande poder assinar a Declaração e fazer parte de um movimento tão importante para o desenvolvimento social por meio do esporte no mundo todo”, disse Rogério Sampaio, diretor-geral da entidade.

COB