Detran leva atividades interativas sobre educação para o trânsito para a 10ª Bienal do Livro

Contação de histórias para crianças, quiz para jovens e adultos e muita informação marcam a participação do órgão no evento

O trânsito é um ambiente de convivência e compartilhamento social, onde é preciso ter empatia, gentileza e respeito às regras. Para reforçar esses conceitos, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) está com dois estandes na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, e teve início nesta sexta-feira (11). 

Os espaços do Detran buscam ampliar e aproximar o órgão da população, com contação de histórias para crianças, mascotes e um quiz voltado para o público jovem e adulto. Todas as atividades passam uma mensagem de educação como cidadania plena para o trânsito, e assim trazer comportamentos seguros nas vias, estradas e rodovias do estado.

Por isso, para as crianças a parte lúdica ensina e instrui por meio da contação de histórias e dos mascotes: o Detranzito e a Detranzita, que estão fazendo sucesso com os pequenos. 

Para o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, a Bienal é uma oportunidade ímpar para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a importância e o papel de cada um no trânsito. 

“Projetamos conceitos diferentes para cada tipo de público. Para as crianças, foi feito um material lúdico, colorido, e informativo. Assim, elas aprendem sobre o trânsito de uma forma divertida. Quanto aos jovens e adultos, a interação também é muito presente, mostrando para eles onde há a possibilidade de adotar posturas e comportamentos que possibilitem melhorias no convívio no trânsito em Alagoas”, afirmou.

Ao final das atividades, as crianças levam brinquedos para casa: jujubas com as cores do semáforo, jogos da memória, quebra-cabeças, revistinhas e livros para colorir com a temática do trânsito. Para os jovens e adultos, há um quiz, onde giram a roleta, respondem uma pergunta sobre as normas de trânsito, e recebem um brinde. 

De acordo com Sonaly Bastos, Superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, a Bienal é um espaço de grande circulação de pessoas, principalmente de crianças, transformando em um ambiente de interação com a sociedade.

“Por isso, a Superintendência de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores pensou em trazer atividades interativas, onde levamos o conteúdo do Detran e a necessidade das pessoas pensarem que o trânsito é um ambiente de convivência social. À medida que vamos conversando, vamos lembrando que no trânsito a vida é o mais importante, o cuidado com o outro é o mais importante para que a gente continuamente busque reduzir e prevenir os sinistros de trânsito”, disse. 

As ações do órgão estadual seguem até o dia 20 de agosto, sempre das 9h às 22h.

Agência Alagoas