Dia do Assistente Social: Semas destaca atuação de servidores na pandemia

Trabalho garante direitos a famílias em situação de vulnerabilidade social

Nesta sexta-feira (15), é comemorado o Dia do Assistente Social. Além de comemorativa, é uma data relembrar o trabalho realizado por estes profissionais, que lutam diariamente para diminuir as desigualdades sociais no País. E durante a pandemia de Covid 19, este é essencial para garantir o direito das famílias em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) conta com cerca de 200 assistentes sociais, que têm um importante papel na defesa dos direitos da população. Uma dessas profissionais é a assistente social Emy Oliveira, que atua na Diretoria de Proteção Social Básica da Semas . Ela atua na área há 19 anos e trabalha na Semas há 12.

Emy destaca a importância do trabalho do assistente social durante a pandemia. “Um dos serviços essenciais está na Política de Assistência Social. Nosso trabalho é de orientação e articulação junto à comunidade e tem sido vital, importantíssimo, principalmente no acesso aos direitos sociais, visto que a população ainda está mais vulnerável neste período de pandemia, porque precisa ficar no isolamento social, agravando ainda mais a condição de vida e sobrevivência”, ressaltou.

Para ela, o assistente social tem o papel de orientar e esclarecer a população sobre o acesso a direitos, como os benefícios eventuais, que são oferecidos nos equipamentos sociais. “O nosso trabalho agora é vital, porque todo este problema não só se reflete na área da Saúde, mas reflete em outros aspectos da vida, especialmente, da população mais vulnerável. E um aspecto que envolve muito é a questão da sobrevivência e nós temos sido atores no sentido de que essas pessoas possam superar essa situação de extrema vulnerabilidade social. Trabalhamos a autonomia dos usuários, mas acabamos sendo de certa forma a voz dos usuários, pois trabalhamos também para que outras políticas públicas cheguem até eles, através de todos os procedimentos e encaminhamentos que realizamos no nosso trabalho diariamente”, disse Emy.

Segundo o secretário de Assistência Social, Henrique Alves Pinto, o trabalho realizado pelos assistentes sociais é de fundamental importância porque garante os direitos de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social. “Parabenizamos esses profissionais que atuam diariamente nos 46 equipamentos da Semas e nos demais órgãos da Prefeitura e estão desempenhando um importante papel nesse período de pandemia para levar os serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas às famílias em situação de vulnerabilidade de Maceió” afirmou.

Ascom Semas