ÚLTIMAS
Ex-ministros e sociedade civil divulgam carta em apoio a Fachin•PF está com celular de Vorcaro e afirma poder enviar dados a ministros•Maceió reúne experiências inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde•Prova que avalia formação médica ocorre neste domingo em todo país•Segunda Consulta Pública amplia diálogo com a população sobre a mobilidade em Maceió•Poema escrito por estudante vira inspiração para debate sobre bullying nas escolas de Maceió•Justiça Eleitoral se aproxima de indígenas na Raposa Serra do Sol•Prefeito Rodrigo Cunha prestigia projeto “Maceió, Cidade de Encantos e Tradição” no Gigantão•Defesa Civil de Maceió utiliza tecnologia para acompanhar áreas afetadas pela subsidência•Bancários rejeitam proposta da Caixa e mantêm greve nacional•Ex-ministros e sociedade civil divulgam carta em apoio a Fachin•PF está com celular de Vorcaro e afirma poder enviar dados a ministros•Maceió reúne experiências inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde•Prova que avalia formação médica ocorre neste domingo em todo país•Segunda Consulta Pública amplia diálogo com a população sobre a mobilidade em Maceió•Poema escrito por estudante vira inspiração para debate sobre bullying nas escolas de Maceió•Justiça Eleitoral se aproxima de indígenas na Raposa Serra do Sol•Prefeito Rodrigo Cunha prestigia projeto “Maceió, Cidade de Encantos e Tradição” no Gigantão•Defesa Civil de Maceió utiliza tecnologia para acompanhar áreas afetadas pela subsidência•Bancários rejeitam proposta da Caixa e mantêm greve nacional

A Raposa Serra do Sol, terra indígena em Roraima, no extremo norte do país, perto da fronteira com a Venezuela e com a Guiana, recebeu na sexta-feira (11) a visita de uma comitiva da Justiça Eleitoral, que busca aproximação com eleitores indígenas.

Os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, e do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Mozarildo Cavalcanti, participaram de uma série de atividades na comunidade indígena Maturuca.

Nunes Marques acompanhou ações da Ouvidoria dos Povos Indígenas, iniciativa do TRE-RR que funciona como um canal de diálogo entre a Justiça Eleitoral e os povos indígenas.

Além de ouvir a comunidade para identificar necessidades e aproximar os serviços eleitorais da realidade das aldeias, a comitiva realizou ações como a capacitação de mulheres indígenas sobre como votar. O treinamento era uma demanda da própria comunidade.

Encontro no malocão

As atividades ocorreram no malocão principal, espaço comunitário tradicional utilizado para reuniões.

Também foram realizadas ações para jovens e entregues computadores para a escola de informática da comunidade, doados pelo TRE-RR.

Os indígenas receberam também uma cartilha com informações sobre direitos, serviços e etapas da votação. O material foi produzido em Macuxi, uma língua indígena.

De acordo com Nunes Marques, o TSE tem uma missão “que vai muito além de organizar a votação”.

“Nosso dever é garantir que cada cidadão e cada cidadã possa exercer o seu direito de escolha com liberdade, segurança e dignidade”, declarou.

Para ele, isso significa reconhecer que “o Brasil é formado por muitos”.

Agência Brasil