Live vai debater prevenção de acidentes na infância durante isolamento social

Conteúdo produzido pela equipe técnica do DAPD e GAPD é destinado a toda comunidade, em especial a pais e cuidadores de crianças

Com o intuito de levar informações sobre as formas de prevenção de acidentes na infância durante o período de isolamento social, o Núcleo de Prevenção à Deficiência da Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD) da SMS, promove nesta quinta-feira (18), uma live sobre “Prevenção de acidentes na 1ª infância em tempos de pandemia e isolamento social”. A transmissão ocorre a partir das 19h nas páginas do Instagram: @gapd.sms.maceio e @sou.cordial.

A iniciativa é fruto de uma parceria com a Fundação Cordial, que administra o Hospital do Coraçãozinho, e tem como convidado o médico pediatra e presidente da Fundação, Cláudio Soriano. O encontro virtual será facilitado por Rosivânia Nascimento, fisioterapeuta e técnica responsável pelo Núcleo de Prevenção de Acidentes da SMS.

De acordo com Rosivânia Nascimento, técnica responsável pelo Núcleo de Prevenção de Acidentes da SMS, nesse período de isolamento social, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, houve um aumento de cerca de 25% nas ocorrências de acidente. “Isto porque, as crianças estão sem ir à escola, muitas vezes sem atividades rotineiras e educativas as quais estão acostumadas, ficando mais expostas a acidentes domésticos, o que exige dos pais e cuidadores conhecimento sobre como agir em caso de acidente, da forma mais correta possível”, explica.

“Durante a live falaremos sobre os procedimentos que devem ser realizados em casos de acidentes, considerando que os acidentes podem trazer danos irreversíveis para as crianças, podendo ocasionar diferentes deficiências ou até mesmo o óbito, sendo a principal causa de morte de crianças e adolescentes de um a 14 anos no Brasil”, completa a profissional.

O conteúdo é destinado ao público em geral, em especial pais e cuidadores de crianças como também profissionais que lidam diretamente com elas, a exemplo de profissionais da saúde e educação, já que as medidas preventivas que serão abordadas, podem ser aplicadas a diversos tipos de acidentes que podem vitimar as crianças não apenas em casa.

Essa é a primeira de série de lives e vídeos informativos que estão sendo produzidos pela equipe técnica da Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência (DAPD) e Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD).

Prevenção de Deficiências

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 70% das deficiências são preveníveis. A prevenção de deficiências é uma das cinco diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da Pessoa com Deficiência. Na GAPD, essa diretriz está dividida em três eixos: Prevenção de Deficiência na Primeira Infância, Prevenção de Deficiências Relacionadas ao Trabalho e Prevenção de Deficiências por Acidentes e Violência.

Ascom/SMS