Maceió avança na economia de energia com tecnologia LED

Desde fevereiro, cerca de 1.800 luminárias de LED foram instaladas por toda a cidade

Assinalado neste sábado, dia 29 de maio, o Dia Mundial da Energia foi criado para sensibilizar e motivar as pessoas quanto à necessidade de poupar energia, além de alertar sobre seu impacto ambiental. Tendo isso em vista, a Prefeitura de Maceió vem realizando a substituição das luminárias convencionais pela tecnologia em LED, sinônimo de eficiência e economia.

Desde fevereiro, cerca de 1.800 luminárias de LED foram instaladas por toda a cidade, gerando uma redução de -43.499 KWH (quilowatt-hora). Isso representa uma economia mensal aos cofres públicos de quase R$ 20.000,00. A tecnologia também traz benefícios ao meio ambiente, já que reduz a emissão de CO² (gás carbônico) na atmosfera em até 12Ton, equivalentes ao plantio de 92 árvores; e não emite raios infravermelhos e ultravioletas.

Por fim, a mudança ilumina melhor e garante maior facilidade na manutenção do serviço, já que tem uma durabilidade até três vezes maior que as lâmpadas de vapor de sódio.

“Não se trata apenas da economia do dinheiro público, mas também compromisso com o meio ambiente e bem-estar das pessoas. Maceió está no caminho do futuro. Estamos estruturando projetos para mudar nossa cidade, garantindo eficiência, segurança e crescimento para todos. Vamos melhorar a vida dos moradores e de quem vem nos visitar”, pontua o prefeito JHC.

À frente da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), João Folha explica que uma iluminação de qualidade torna a cidade mais segura, viabiliza os serviços essenciais e gera condições para o desenvolvimento da sociedade. “Nosso objetivo é transformar Maceió em uma cidade verdadeiramente inteligente, com qualidade de vida e condições para o maceioense prosperar de verdade, além de um consumo eficiente para o meio ambiente”, explica o superintendente.

Até o momento, a tecnologia já chegou a locais como as Grotas do Rafael, no Jacintinho, e da Alegria, no Benedito Bentes; além do Vale do Reginaldo, no Poço; da Vila dos Pescadores, no Trapiche da Barra; e das Avenidas Pratagy e Garça Torta, ambas no Benedito Bentes. A orla marítima de Maceió também recebeu o benefício, do coreto do Jaraguá até o Pontal da Barra, com as mudanças das luminárias na Avenida Assis Chateaubriand que deverão ser concluídas em breve.

De acordo com o superintendente da Sima, a expectativa até o fim do ano é dobrar essa economia mensal. “Estamos fazendo um trabalho intenso de iluminação em toda Maceió, vamos levar o LED para outros pontos da capital. Nosso objetivo é, pelo menos, dobrar esses valores, garantindo a melhoria para ainda mais pessoas. Mais luz significa mais segurança e mais qualidade de vida”, afirma João Folha.

Secom Maceió