Mais de 7.500 estudantes disputam etapa regional dos Jogos Estudantis de Alagoas

Esta fase, que classifica para a estadual, prossegue até o dia 19 com as partidas das modalidades coletivas, nas categorias infantil e juvenil

Mais de 7.500 estudantes de escolas das redes pública e privada de ensino seguem, até o próximo dia 19, na disputa da etapa regional dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), o maior evento do desporto escolar do estado. Competem nesta fase apenas as modalidades coletivas, no infantil, para atletas de 12 a 14 anos, e no juvenil, dos 15 aos 17 anos. Os campeões se classificam para a etapa estadual, que acontece de 15 a 30 de julho.

Nesta etapa, quatro modalidades estão em disputa: futsal, handebol, voleibol e basquete. “São 705 equipes inscritas nestas quatro modalidades, sendo 53 no basquete, 75 no vôlei, 100 no handebol e 477 no futsal. Pela rede estadual de ensino, são 165 escolas inscritas e 3.287 alunos participando”, informa Paulo Buarque, interlocutor dos jogos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Para o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, os jogos escolares fortalecem o esporte enquanto instrumento de inclusão social. “Esporte e educação devem caminhar juntos em qualquer sociedade. Sabemos o quanto a prática regular de atividade física é importante para o processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo, assim, a formação dos nossos estudantes, já que o esporte aprimora aspectos como disciplina e socialização. Isso sem falar na descoberta de grandes atletas entre tantos jovens que muito nos orgulham”, avalia o secretário.

“Vamos dar o pontapé inicial para o Jeal 2023. Neste primeiro momento, é muito importante destacar a parceria com a educação, através das coordenações das Geres, com o objetivo de fomentar o esporte escolar. Estamos apenas no início desse grande trabalho, que será coroado no próximo mês, com a etapa estadual”, complementa a Secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Angela Stemler.

O presidente da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC), Irã Cândido, por sua vez, reforçou que o Jeal chega para fortalecer todos os valores inerentes ao esporte. “É, sem dúvidas, o maior evento esportivo de Alagoas. O Jeal vem fomentando a cidadania, e é dessa forma que teremos futuros profissionais desenvolvidos com os valores do esporte e da educação”.

Calendário das regionais

A etapa regional teve início no dia 1º com a 4ª Gerência Especial de Ensino (GEE), em Viçosa e Mar Vermelho. Ao longo de toda semana, as equipes também se mobilizam para as disputas da 10ª GEE, em São Luiz do Quitunde; da 2º GEE, em São Miguel dos Campos; da 3ª GEE, com vôlei e handebol, em Palmeira dos Índios; e da 13ª GEE, com o futebol de salão, em Maceió. Já nesta sexta-feira (9), foi a vez do futevôlei e do vôlei de praia da 10ª GEE, em Passo de Camaragibe.

A partir da próxima segunda-feira (12), começam as disputas da 6ª GEE, em Olho d’Água das Flores; 7ª GEE, em Murici; 8ª GEE, em Pão de Açúcar; 9ª GEE, em Penedo; e 11ª GEE, em Piranhas. Também a partir de segunda-feira será a vez do futsal da 3ª GEE, em Major Izidoro, e das disputas do voleibol, handebol e basquete da 1ª e 13ª GEEs, em Maceió – as partidas de handebol serão no Ginásio do CDR, no Cepa; o vôlei, no Colégio Rosalvo, no Jacintinho; e o basquete, no Pavilhão Comendador Tércio Wanderley, em Jaraguá. Já na terça-feira (13), iniciam as disputas da 12ª GEE, em Messias, e o futsal da 1ª GEE, no Ginásio Lauthenay Perdigão, antigo Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche, em Maceió.

 Os jogos

O Jeal é organizado por meio de uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seduc); Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e a Federação Alagoana de Esportes Colegiais (Faec). Serão 23 modalidades em disputa, sendo 19 individuais e quatro coletivas.

Os esportes individuais e de duplas da edição 2023 do Jeal são: atletismo, atletismo adaptado, vôlei de praia, wrestling, badminton, ciclismo, beach tênis, futevôlei, ginástica artística, xadrez, judô, taekwondo, karatê, tênis de mesa, natação, esgrima, triathlon, tiro ao arco e ginástica rítmica. Já as modalidades coletivas são basquete, voleibol, handebol e futsal.

Próximas etapas

Os vencedores da etapa regional se classificam para a etapa estadual do Jeal, que ocorre na segunda quinzena de julho, em Maceió. Os ganhadores da etapa estadual seguirão para quatro competições diferentes, começando pelos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), para a categoria juvenil (15 a 17 anos), no mês de setembro, em Ribeirão Preto (SP). Em novembro, será a vez das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, e dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), para atletas do infantil (12 a 14 anos), em local a ser definido. Já Salvador (BA) sediará o Brasileiro de Futsal para atletas de 15 a 17 anos, em data também indefinida.

Agência Alagoas