Penedo: Inovações para Educação Infantil são debatidas em seminário

A Semed capacitará profissionais do magistério da pasta sobre os conceitos que norteiam o programa A Criança, a Cidade e o Patrimônio.

O ano letivo 2020 pode entrar para a história de Penedo como um divisor de águas na Educação Infantil oferecida por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Com base em conceitos da pedagogia participativa, o governo Marcius Beltrão/Ronaldo Lopes leva para escolas o que professores aprendem com o programa A Criança, a Cidade e o Patrimônio.

“Nós vamos colocar em prática o que vimos e vivenciamos em Évora”, explica a Coordenada da Educação Infantil, Leonildes Rodrigues Moreira, sobre o trabalho que, a princípio, envolverá as doze professoras selecionadas para o intercâmbio com a universidade da cidade portuguesa, troca de experiências realizada entre outubro e novembro do ano passado.

Pedagogia Participativa

“O foco da pedagogia participativa é a criança, são conceitos que aprendemos em nossos encontros de formação e que vimos exemplos práticos em Portugal, junto com professoras, equipe técnica da Semed e a Secretária Cíntya Alves”, informa Leonildes Moreira sobre o programa realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, Iphan Alagoas e instituições portuguesas de Évora e Alentejo.

“Cada professora participante do programa está lotada neste ano apenas em uma escola, contratada com 20 mais horas, e trabalhará nos dois turnos na mesma sala, aplicando e adaptando experiências vistas em Évora, além de manter e ampliar práticas que já são parte do cotidiano com as nossas crianças, como o ensino de danças e canções do folclore alagoano”, acrescenta a Coordenadora da Educação Infantil.

Formação Continuada

Além do projeto-piloto, a Semed Penedo capacitará demais profissionais do magistério da pasta sobre os conceitos que norteiam o programa A Criança, a Cidade e o Patrimônio. “Teremos formação continuada para professores e iremos estender o trabalho para diretores e coordenadores porque a implantação precisa ocorrer de forma gradual, aos poucos”, completa Leonildes Moreira, parabenizando a gestão Terra do Desenvolvimento e da Cultura.

“O que o prefeito Március Beltrão e a Secretária Cyntia Alves estão fazendo pela educação em Penedo, principalmente a Educação Infantil, é algo imensurável”, destaca a Coordenadora da Educação Infantil.

Legado Positivo

“Estamos no caminho certo, valorizando e qualificando nossos professores para que a educação em Penedo continue avançando. E tudo isso não seria possível se não tivéssemos o apoio do Prefeito Március Beltrão e do Vice-Prefeito Ronaldo Lopes, juntos com nosso pessoal deixaremos um legado positivo para as crianças de nosso município e as próximas gerações, tanto na parte pedagógica como no aparelhamento e na estrutura das escolas municipais”, afirma a Secretária Cíntya Alves.

Por Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP