Prazo para escolas informarem matrícula vai até 31 de julho

Prazo para escolas informarem matrícula vai até 31 de julho

Coleta de informações abrange as unidades de educação básica de todo o estado

Já foi dada a largada para todas as escolas de educação básica de Alagoas, das redes pública e privada, informarem ou migrarem os dados da matrícula inicial dos seus estudantes junto ao Educacenso, ferramenta que traz uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. O prazo para preenchimento é o dia 31 de julho. 

Anualmente, o Censo Escolar acontece de forma descentralizada, por meio de uma colaboração entre a União, os estados e os municípios, sendo regulamentado por instrumentos normativos que instituem sua obrigatoriedade, os prazos, os responsáveis e suas responsabilidades, bem como os procedimentos para realização de todo o processo de coleta dos dados. 

Nesta primeira fase de pesquisa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apura dados referentes às matrículas e que contemplam as etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica. Já na segunda fase, a coleta é de informações sobre o movimento e o rendimento escolar dos alunos. 

“O censo é a maior coleta de dados estatísticos da educação básica e abrange todas as redes de ensino. Os dados declarados são utilizados para o desenvolvimento e planejamento de políticas públicas e programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), entre outros”, explica o coordenador do censo pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Altair Soares, acrescentando que o censo tem como referência a última quarta-feira do mês de maio, dia 31.

Agência Alagoas