Prefeitura de Maceió reforça compromisso com acessibilidade no Verão Massayó

Iniciativas abrangem intérpretes de libras, fones redutores de ruído, sinalização facilitadora e camarote PCD

Camarote especial permite que pessoas com deficiência usufruam dos shows com segurança. Foto: Maivan Fernandez/Secom Maceió

O Verão Massayó mostra que é possível promover a diversão, a música e a cultura de forma inclusiva, criando oportunidades para que todos possam aproveitar as festas na capital da melhor forma durante os shows do Verão Massayó, que iniciaram nesta sexta-feira (12).

Dentre as medidas adotadas, destacam-se intérpretes de Libras, fazendo os sinais da segunda língua oficial do Brasil durante os shows para atender o público com deficiência auditiva. Além de fones redutores de ruído para proporcionar conforto a pessoas sensíveis ao som, sinalização facilitadora e transporte adaptado.

Esses recursos foram estrategicamente escolhidos para atender às quatro principais formas de deficiência: visual, auditiva, física e intelectual.

“O Camarote PCD é um projeto onde a gente traz a inclusão, realmente, às pessoas que precisam desse ambiente para curtir de maneira igualitária os eventos. Então, nós nos preparamos para receber qualquer pessoa com qualquer tipo de deficiência. A nossa expectativa realmente é atendê-los da melhor maneira possível, com amor, com carinho, com toda dedicação e respeito que eles merecem”, afirma Laura Bezerra, coordenadora da pasta PCD na Semuc.

O público que acompanhou o show do espaço exclusivo, no camarote PCD, pôde usufruir de tudo com tranquilidade e conforto, com rampas de acessibilidade, banheiros acessíveis, totens em braile e audiodescrição com a programação do evento, tornando a experiência ainda mais proveitosa.

A alagoana Márcia Verônica Araújo, que é cadeirante, participou da primeira noite do Verão Massayó. Ela disse que já tinha ido a shows em outras cidades, mas que em Maceió foi a primeira vez. Disse também que sempre foi a shows com a família e ficava em espaços destinados ao público em geral.

Márcia quis ir ao camarote PCD, aprovou recursos e quer voltar. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

“Este ano eu quis participar do camarote PCD. É muito bom ter um cantinho reservado e pensado para nós. Estava pensando até só vir hoje, no primeiro dia, mas eu vou vir nos outros também. O acolhimento, atendimento e atenção do pessoal estão sendo excelentes! A gestão do prefeito JHC está de parabéns por pensar na gente”, elogiou.

Para ter acesso ao camarote nos próximos shows do Verão Massayó é preciso fazer um cadastramento, pelo link https://l1nk.dev/VOYHB .

Garantindo o acesso ao evento, a prefeitura disponibilizou duas vans adaptadas do início ao fim dos shows para levar e buscar o público PCD até o local das apresentações.

O ponto de embarque fica em frente ao restaurante Dragão, na Pajuçara, e conta com uma área equipada com sinalização, banheiros acessíveis e equipe para atender ao público.

A Secretária da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) se empenha em assegurar que o Verão Massayó seja acessível a todos os cidadãos, em conformidade com a Lei nº 10.098/2000.

Secom Maceió