Prefeitura: Desenvolvimento Social cria manual de conduta para motoristas

Portaria foi publicada no Diário Oficial do Município

Documento dita normas e condições de trabalho para os profissionais. Foto: Vanessa Napoleão/Ascom Semdes

A Comissão de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) elaborou um manual de conduta para os motoristas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de Maceió. A portaria foi divulgada no Diário Oficial do Município .

O documento tem como objetivo estabelecer normas para os profissionais e promover condições de trabalho adequadas para garantir segurança aos servidores. O manual foi dividido em duas partes, sendo a primeira, sobre as condições do veículo e responsabilidades; e a segunda sobre a coordenação e equipe técnica dos serviços juntos aos motoristas.

Segundo a psicóloga e membro da comissão de Educação Permanente da Semdes, Verônica Serpa, a proposta da educação permanente além de capacitar, é construir materiais para possibilitar melhores condições para o desempenho do trabalho.

“O manual de conduta é algo atemporal, que todos os motoristas que passarem pela secretaria terão as normas estabelecidas sobre seus direitos e deveres, assim como a equipe que os acompanham. O apoio da Subsecretaria de Assistência Social tem sido essencial para a elaboração de trabalhos como esses. A Educação Permanente está disposta a fazer a trazer melhorias para a vida dos profissionais e estamos contentes com isso”, explicou Verônica.

Para o coordenador de transportes da Semdes, Waldany Correia, a construção do manual promove impactos positivos no planejamento da rota, na jornada de trabalho estabelecida e na segurança do profissional.

“Esse material definitivamente traz diversos pontos importantes para que os motoristas possam desempenhar suas funções com qualidade e condições de trabalho e de segurança. Com isso, facilita o planejamento de rota com a organização dos locais que o profissional precisa se deslocar, além da jornada de trabalho estabelecida, contendo as pausas para almoço e horário de descanso. Essa iniciativa traz todos esses pontos com a finalidade de assegurar tanto o trabalho do motorista, quanto a equipe que o comporta”, informou Waldany.

Secom Maceió