TJAL: População pode procurar Cejusc na Uninassau para solucionar conflitos

Índice de acordos é superior a 80%; unidade deixou a Ponta Verde e passou a funcionar em novo endereço, no Farol

Conflitos envolvendo divórcio, pensão, guarda e cobranças podem ser solucionados no Centro de Mediação e Conciliação (Cejusc) que funciona na Uninassau, em Maceió. Desde que foi inaugurada, em 2019, a unidade já viabilizou mais de 100 acordos, com taxa de êxito superior a 80%.

Antes funcionando na Ponta Verde, o Cejusc agora atende no bairro do Farol. Segundo o coordenador do Centro, juiz Kleber Borba, o objetivo é resolver os conflitos sem que as partes precisem ingressar com ação na Justiça.

“Isso traz um ganho enorme para o Judiciário, que evita uma quantidade elevada de processos, e para as partes, que resolvem seus problemas com mais rapidez”, explicou o magistrado, ressaltando que o Cejusc não atende apenas moradores do Farol e de bairros próximos. “Qualquer pessoa que chegar será bem recebida e terá a sua demanda resolvida”, completou.

Por conta da pandemia, as audiências estão ocorrendo de maneira virtual. Os interessados podem solicitar agendamento pelo e-mail npjuninassaumaceio@gmail.com ou pelo telefone (82) 99435.4950. A expectativa, de acordo com o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Uninassau, Vítor Montenegro, é retomar os atendimentos presenciais o mais breve possível.

“Quem precisa [solucionar uma demanda] e não quer esperar, entende que o problema já pode ser resolvido, pode entrar em contato para tentar a conciliação de forma remota”, afirmou.

Para Vítor Montenegro, o Cejusc traz ganhos não só ao Judiciário ou às partes, mas também aos alunos de Direito da Uninassau, que veem na prática o que é ensinado durante as aulas. “Os estudantes fazem um estágio real. Assistem às audiências, conversam com as partes e participam de todo o processo. O atendimento no Cejusc é totalmente gratuito. Aqui as partes têm poder real de decisão”, reforçou.

Serviço

Cejusc do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau)

Endereço: Rua José de Alencar, nº 511, bairro Farol

Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Contato: pelo telefone (82) 99435.4950 ou pelo e-mail npjuninassaumaceio@gmail.com

Dicom TJAL