TJAL realiza 309 sessões virtuais em um ano de teletrabalho

Secretarias dos órgãos colegiados atuam remotamente e Diretoria de Tecnologia transmite sessões ao vivo

Com a pandemia de Covid-19 e a necessidade do distanciamento social, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) se adaptou rapidamente ao teletrabalho e às sessões virtuais de julgamentos colegiados. Desde março de 2020 até hoje, foram realizadas 309 sessões das três Câmaras Cíveis, Câmara Criminal, Pleno, Seção Especializada e Conselho da Magistratura.

O Diretor de Tecnologia do Tribunal, José Baptista, ressalta o fato de as sessões estarem sendo transmitidas ao vivo para o público em geral, além de ficarem disponíveis posteriormente. “As sessões ficam gravadas na página audienciavirtual.tjal.jus.br. Estamos usando a melhor tecnologia existente no mercado, para que o nosso jurisdicionado tenha todas as facilidades que a tecnologia oferece”.

Ednilda Lessa, secretária-geral do Pleno do Tribunal de Justiça, avalia que os servidores se adequaram bem à nova realidade. “Estamos cumprindo as metas e até mesmo ultrapassando as metas estabelecidas pelo CNJ e a Corregedoria”, afirma.

Os servidores da Secretaria Geral, assim como das outras secretarias dos órgãos colegiados do TJAL, confeccionam previamente publicações necessárias para a validade das sessões, a posteriormente, fazem atas e movimentações no Sistema de Automação da Justiça, atividades que têm sido desempenhadas por teletrabalho.

Outra mudança na rotina das secretarias são as inscrições, de advogados e procuradores, para sustentação oral nas sessões, que agora são feitas por um link no site do Tribunal. “As partes, advogados e procuradores estão também se adaptando, sempre que eles tem dúvida, ligam para a Secretaria”, relata Ednilda Lessa.

As inscrições online são disponibilizadas pela Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati). “O Tribunal inovou em 2020 com o sistema de agendamento de sustentação oral. Uma senha é gerada automaticamente, e o advogado consegue fazer login na sala virtual, realizando a sustentação no seu escritório”, destaca o diretor José Baptista.

Confira o número de sessões virtuais realizadas para cada órgão colegiado:

Pleno Jurisdicional: 48 sessões

Pleno Administrativo: 39 sessões

1ª Câmara Cível: 48 sessões

2ª Câmara Cível: 54 sessões

3ª Câmara Cível: 54 sessões

Câmara Criminal: 46 sessões

Seção Especializada Cível: 7 sessões

Conselho da Magistratura: 13 sessões

 Dicom TJAL