Prefeitura de Maceió consulta moradores do Vale do Reginaldo sobre melhorias urbanas

Iniciativa reforça o compromisso com o desenvolvimento urbano alinhado às demandas da população

Servidores do Iplam passam de porta em porta para conhecer a realidade dos moradores do Vale do Reginaldo. Foto: Allan Cesar

A prefeitura de Maceió, por meio do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental de Maceió (Iplam), iniciou nesta semana um levantamento de dados com os moradores do bairro Vale do Reginaldo. A ação teve como foco o diálogo com a comunidade, para identificar as principais necessidades e expectativas da população em relação à região.

A iniciativa faz parte de um planejamento participativo, conduzido pela Diretoria Executiva de Inovação Urbana, Comunidades Urbanas e Urbanismo Social do Iplam, que tem atuado em diversas áreas da cidade para garantir que as transformações urbanas respeitem o contexto social e cultural de cada comunidade.

Essa ação é a primeira de três etapas. Após a aplicação de formulários, será realizada uma oficina participativa com o objetivo de conectar a opinião dos moradores com os conhecimentos técnicos. Em seguida, as próximas etapas seguirão o mesmo formato, cada uma focada em um trecho específico de região.

Para a diretora técnica de urbanismo social e comunidades urbanas do Iplam, Bárbara Melânia, essa iniciativa é uma maneira de reconhecer a população.

“A ação é importante porque identifica o território e reconhece as necessidades sociais, condições de moradia, infraestrutura e a relação da população com os equipamentos urbanos”, explicou.

Bárbara ainda destaca que o objetivo do levantamento é possibilitar que a população possa expressar suas percepções sobre o território. Com isso, será possível propor intervenções significativas para o Vale do Reginaldo, com base no mapeamento, no levantamento técnico e na participação social.

Dona Maria do Carmo, aposentada que mora há mais de 10 anos na região, entende a importância de participar do levantamento. “Eu tô gostando muito do que a prefeitura tem feito aqui. As pistas estão todas feitas, tem praça, tem tudo. Essa pista aqui era de barro, era uma lama danada. No inverno, era complicado sair de casa, tinha que levar sandália na bolsa e calçar lá embaixo. Mas agora mudou bastante. É importante participar, é importante falar o que a gente precisa”, afirmou.

A colaboração dos moradores é fundamental para que o levantamento reflita com precisão as demandas da população. Os dados coletados servirão de base para futuros projetos urbanísticos e sociais, com foco na melhoria da qualidade de vida na região.

Secom Maceió