Campanha Dezembro Verde intensifica ações que já são realizadas pela pasta ao longo do ano
O Dia Internacional dos Direitos dos Animais é comemorado nesta quarta-feira (10). A data integra o Dezembro Verde, mês em que se combate o abandono e os maus-tratos contra animais. A campanha foi escolhida para acontecer no final do ano de forma estratégica, por ser um período em que muitas famílias viajam e se mudam, e acabam abandonando seus animais de estimação. A ideia é conscientizar a população sobre os impactos do abandono, incentivar práticas de guarda responsável e reduzir os índices de maus-tratos.
Para a secretária da Cidadania e Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, os animais merecem atenção e políticas públicas voltadas a eles, e não somente durante campanhas sazonais, mas o ano todo.
“Dezembro Verde é um momento de conscientização, mas também de alerta. O abandono e os maus-tratos contra animais são crimes previstos em Lei, que sujeitam o infrator à pena de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda do animal. Estamos falando de uma vida que merece todo o cuidado e atenção. As ações continuam além do mês e seguem como prioridade da Secdef o ano todo”, afirmou.
A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) é a pasta do Governo de Alagoas que cuida da temática, através da Superintendência de Defesa e Proteção dos Animais, que atua de forma permanente na defesa e proteção dos animais, realizando diariamente ações de combate e prevenção.
O trabalho inclui a fiscalização de ocorrências de maus-tratos, muitas vezes em articulação com a Segurança Pública, além de ações educativas e de fortalecimento das políticas de bem-estar de cães e gatos.
Durante o Dezembro Verde, a programação da Secdef, em parceria com outras secretarias, inclui campanhas de comunicação e sensibilização, ampliação dos atendimentos de vacinação e vermifugação, divulgação do RG Animal, eventos educativos em escolas, praças ou órgãos públicos, mobilizações com parceiros e protetores independentes, e ações de orientação técnica para municípios.
Ações de proteção animal durante o ano todo
A superintendente de Proteção e Defesa dos Animais, Luíse Ferreira, destacou alguns números alcançados pela pasta durante o ano. “Nós realizamos diversos tipos de serviços, que vão desde conscientização até feiras de adoção. Fomos a escolas falar sobre guarda responsável e proteção animal para crianças e adolescentes. Somando esta e outras, são mais de 4 mil serviços focados na saúde e bem-estar dos animais aqui em Alagoas”, diz.
Foram ofertados 4.626 serviços até o mês de novembro, sendo 1.343 atendimentos clínicos, 922 aplicações de vacina antirrábica, 1.133 vermifugações, 61 encoleiramentos antiparasitários, 136 emissões do RG Animal e 591 cartões de vacina.
O maior número de serviços ofertados originou-se das ações e visitas técnicas. Ainda este ano, a Secdef atendeu 2.556 animais, grande parte destes era vítima de possíveis maus-tratos e os atendimentos foram realizados em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal (DCAPA).
A secretária ainda faz campanhas para que as pessoas denunciem crimes de maus-tratos a animais, ligando para o Disque Denúncia 181 ou acessando diretamente o site: https://disquedenuncia.seguranca.al.gov.br
Agência Alagoas