Mais de 30 córregos foram limpos sendo retiradas cerca de 11 mil toneladas de resíduos
Com as fortes chuvas que atingiram Maceió em 2025, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana(Alurb) trabalhou intensamente para amenizar os perigos e os transtornos causados pelos fortes ventos e a grande quantidade de chuva, executando a limpeza de diversos canais da cidade, evitando que toneladas de lixo fossem levadas para as praias, além de podar e suprimir árvores em áreas de risco.
Logo no início do ano, preparando-se para enfrentar o período chuvoso, o serviço de limpeza de canais foi intensificado. Trabalhando em mais de 30 córregos espalhados pela cidade e com a ajuda de máquinas, os agentes de limpeza retiraram, no decorrer do ano, cerca de 11.500 toneladas de resíduos, entre barro e materiais provenientes do descarte irregular desses locais, como recicláveis e inservíveis.
A Alurb também aumentou as ações de poda e supressão de árvores. Nesse período, as equipes tinham o foco na prevenção de acidentes. Sendo assim, além das podas, eram realizadas supressões em áreas de risco da capital, como grotas e barreiras e o atendimento emergencial nos casos de queda. Ao todo, desde janeiro, foram mais de 9.700 intervenções realizadas em exemplares nas vias e áreas que causavam riscos às comunidades.
Orla marítima
Mesmo realizando a limpeza nos canais e córregos da cidade, a Alurb ainda registrou grande quantidade de lixo descartado de forma irregular que foi carregado pelas águas pluviais até a orla marítima da capital. Trabalhando intensamente durante este ano, de domingo a domingo, 24 horas por dia, para manter as praias limpas e organizadas para moradores e turistas que as visitam, a autarquia recolheu mais de 9 toneladas de resíduos na faixa de areia de toda a extensão da orla.
Ecoboats
O trabalho realizado na orla da capital contou com a ajuda dos Ecoboats, equipamento que coleta o lixo e objetos descartados de forma irregular e que ficam boiando nos ecossistemas lagunares e marítimos. Com seu braço hidráulico, junto a uma rede, que capta e despeja o material dentro de sua estrutura para que seja retirado da água, os Ecoboats coletaram nas praias e na Lagoa Mundaú, em 2025, 459 toneladas de material.
Secom Maceió