Ação contra a dengue promove mutirão de coleta de pneus inservíveis em Maceió

Iniciativa faz parte do Programa Maceió Unida Contra a Dengue e visa reduzir focos de transmissão do mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promove, nesta quarta-feira (16), das 8h às 14h, o “Dia D dos Pneus”, uma nova ação do Programa Maceió Unida Contra a Dengue – para educar e orientar – com informações, orientações e coleta de pneus em borracharias de quatro regiões da capital alagoana.

O mutirão terá como ponto de concentração a Praça da Faculdade, no Prado, a partir das 8h. E seguirá, em paralelo, com pontos de apoio nas seguintes áreas da cidade:

• 1º DS – Praça do Santo Eduardo (Poço)

• 2º DS – Praça da Faculdade (Prado)

• 2º DS – Praça Padre Cícero (Vergel)

• 6º DS – Praça Padre Cícero (Benedito Bentes)

• 7º DS – Praça Padre Cícero (Osman Loureiro)

A atividade, coordenada pela Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos (GDTVAP) da SMS, será realizada em duas etapas – 16 e 22 de agosto – intensificando, junto a esses estabelecimentos, as ações de educação em saúde relacionadas ao descarte de pneus inservíveis, para o controle e a redução da transmissão da dengue, zika e chikungunya em Maceió.

No mutirão de coleta, a SMS contará com a parceria da Vigilância Sanitária Municipal e o suporte das secretarias municipais de Segurança Cidadã (Semscs), de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes) e da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Alurb). O trabalho operacional da SMS será desenvolvido pelas equipes da GDTVAP, fiscais da Visa de Maceió e agentes de combate às endemias.

Além da abordagem direta nas borracharias e recolhimento de pneus inservíveis, o grupo de trabalho também fará a orientação ambiental e fiscalização – conforme determina a Resolução Conama N° 416/2009 – incentivando junto aos estabelecimentos a conduta da logística reversa, que reforça a destinação ambientalmente correta e o reaproveitamento desse material por grandes indústrias. Toda a região do entorno desses locais também será alvo da ação.

“Conscientizar os proprietários das borracharias e a população em geral sobre os riscos do armazenamento inadequado ou do descarte irregular é fator fundamental para todos os órgãos envolvidos nessa ação, e é por isso que ela será realizada simultaneamente nas várias áreas da cidade”, destaca Carmem.

Secom Maceió