As atividades visam orientar a população e dar orientações sobre o Ecoponto, que recebem vários tipos de resíduos gratuitamente
Os educadores da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e os jovens aprendizes da Viambiental e Naturalle, empresas que fazem a coleta na capital, percorrem os entornos dos Ecopontos toda semana para reforçar a utilização dos equipamentos, que recebem vários tipos de resíduos gratuitamente. Este ano, a ação já foi realizada na Santa Lúcia e no Dique Estrada, parte alta e baixa da cidade, respectivamente.
Os Ecopontos foram pensados pela Prefeitura de Maceió para coibir e reduzir o descarte irregular de resíduos. Os sete equipamentos espalhados pela cidade funcionam de domingo a domingo, das 8h às 18h. Eles são responsáveis por receberem, por meio de entrega voluntária, materiais de construção civil, restos de poda de árvore e volumosos. Nas ações do projeto, a Autarquia utiliza triciclos elétricos do Ecoleta para recolher materiais descartados de forma irregular e encaminhá-los ao Ecoponto mais próximo.
As ações reforçam que, além de realizar o descarte nos Ecopontos, outra forma de o cidadão ajudar a manter a cidade limpa é solicitar a coleta de volumosos por meio da Central de Monitoramento da Alurb, que atende através do WhatsApp 98802-4834. Também é possível solicitar esse e outros serviços da Alurb pelo 156 ou aplicativo Limpeza é Massa, grátis para Android e IOS.
Secom Maceió