Programa itinerante da Prefeitura, que completa dois anos em fevereiro, promove mudanças que melhoram a qualidade de vida nas regiões mais carentes da cidade
Lançado em fevereiro de 2023, durante a gestão do prefeito JHC, o programa Brota na Grota vem transformando a realidade de mais de 90 comunidades em toda Maceió. Até agora, já foram realizados mais de 130 mil atendimentos, oferecendo acesso a diversos serviços disponibilizados pela Prefeitura de Maceió, em parceria com várias secretarias, incluindo Saúde, Educação, Assistência Social, Habitação, Bem-Estar Animal, Iluminação, Saneamento, Urbanização, entre outras.
A parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) foi essencial para melhorar a mobilidade e a segurança nas grotas. Nesse processo, 880 guarda-corpos foram pintados e 694 novos instalados, reforçando a proteção em áreas de risco. Além disso, o uso de 822 toneladas de asfalto garantiu vias mais seguras e acessíveis.
As 40 obras de contenção e estabilização de encostas asseguraram a estabilidade do terreno em áreas vulneráveis, protegendo famílias contra deslizamentos, enquanto a recuperação e limpeza de dispositivos de drenagem contribuíram para prevenir alagamentos e promover o bem-estar da comunidade.
Outra iniciativa de destaque foi a instalação de mais de 2.653 luminárias de LED, por meio da parceria com a Autarquia Municipal de Iluminação Pública(Ilumina), ampliando a visibilidade e a segurança, além de proporcionar economia de energia.
Os eventos itinerantes do Brota na Grota levaram diversos serviços diretamente às comunidades, facilitando o acesso a consultas médicas, odontológicas, orientação nutricional, vacinação, aferição de pressão, assistência social e atualizações cadastrais (NIS, CRIA, Bolsa Família). O cuidado com os animais também teve espaço, por meio de campanhas de vacinação e castração de felinos, fortalecendo a saúde coletiva.
Sérgio Miranda, coordenador do programa, acredita que o Brota na Grota tem como principal objetivo levar os serviços da Prefeitura diretamente às comunidades. “O programa vem para corrigir um déficit histórico de antigas gestões com essas comunidades. A ideia é estar mais próximo das pessoas, levar os serviços até a porta de suas casas e garantir que elas não se sintam esquecidas. Por meio do Brota na Grota, conseguimos promover inclusão social e territorialidade, conhecendo cada centímetro das grotas e alocando os recursos de maneira mais eficiente para os que mais precisam”.
Secom Maceió