Brota na Grota transforma vidas e impulsiona geração de renda nas comunidades de Maceió

Programa amplia empreendedorismo, empregabilidade e inclusão digital nas áreas mais vulneráveis da capital

Transformação de vidas nas comunidades pela as ações do Brota na Grota. Foto: Ascom Segov

A transformação de espaços públicos, aliada a programas de capacitação e incentivo ao empreendedorismo, tem o poder de mudar a vida dos moradores das comunidades de Maceió. A reforma da praça do Novo Jardim, realizada este ano por meio de uma parceria entre o Brota na Grota e a Secretaria de Infraestrutura de Maceió (Seminfra), é um exemplo concreto de como investimentos em áreas de lazer podem gerar novas oportunidades econômicas para a população local.

Luciana Cabral da Silva é uma das empreendedoras que vivenciaram essa mudança de perto. Moradora da região, ela sempre sonhou em abrir seu próprio negócio de churrasquinho, mas não dispunha de um espaço adequado para isso. “Era um terreno só com carro velho; não tinha nada para as crianças brincarem, não tinha nada para a gente empreender”, relembra.

Políticas integradas

A coordenadora-geral de Enfrentamento à Violência e Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência da Semuc, Mariana Alves, destaca que o programa é essencial por levar atendimentos às comunidades mais vulneráveis, quebrando barreiras de acesso às políticas públicas. Segundo ela, somente em 2024 foram realizadas 550 pré-inscrições nos cursos profissionalizantes do Emprega Mulher, evidenciando o alcance da iniciativa.

O Brota na Grota é considerado o maior programa de inclusão social do Brasil, idealizado pela gestão do prefeito JHC e coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras (Segov).

Secom Maceió