Caravana oferece serviços a mulheres que desejam empreender ou impulsionar negócios

Ação ocorreu nesta quinta-feira (30), na Escola SESI do Benedito Bentes, e integra o programa Emprega Mulher

Uma feira com vários serviços direcionados às mulheres movimentou a comunidade do Benedito Bentes, nesta quinta-feira (30). A Caravana ‘Brasil pra Elas’, idealizada pelo Ministério da Economia, em parceria com a Prefeitura de Maceió, ofereceu oportunidades de capacitação profissional em diversas áreas e serviços de instituições financeiras para estimular o empreendedorismo feminino.

A ação aconteceu na Escola SESI/SENAI, na Avenida Antônio Lisboa de Amorim, a principal que dá acesso ao bairro mais populoso da capital. Foi um dia inteiro para que as mulheres pudessem aproveitar as oportunidades para conquistar a tão almejada autonomia financeira e a cidadania.

A secretária municipal do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes, comemora o sucesso da iniciativa e vibra com a grande adesão. Segundo ela, a Prefeitura vai viabilizar até a passagem de ônibus àquelas que não conseguem fazer os cursos em outro bairro.

“Estamos falando de transformação de vidas, de mudanças de situações, dignidade, cidadania para todas as mulheres maceioenses porque este é o objetivo da nossa gestão. É a mulher tomando conta do espaço e tendo acesso ao mundo de oportunidades”, avalia a secretária.

São vagas ilimitadas em cursos no Sistema S que proporcionam inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo. Quando concluírem, as inscritas ganharão um kit de empreendedor do governo federal e vão ter acesso a microcrédito nos bancos parceiros com juros baixíssimos.

A subsecretária do Ministério da Economia e líder da caravana, Caroline Busatto, explica que esta é foi a 8ª edição da iniciativa, que faz parte da Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino, cujo objetivo é apoiar as mulheres mais atingidas pela pandemia a alcançarem a independência financeira.

“São vários parceiros e disponibilidade de vários serviços, inclusive bancos, para saber como abre conta e disponibilidade de microcrédito para alavancar os negócios”, ressalta.

A gerente-adjunta de Relacionamento do Sebrae Alagoas, Fátima Aguiar, frisa que uma rede foi criada no Brasil inteiro para orientar mulheres acerca das oportunidades que elas dispõem para se organizar, empreender e garantir a independência financeira.

“Esta caravana é uma demonstração do mix de serviços que há disponível para a mulher no Brasil. O Sebrae está sempre junto para reforçar a importância de se conquistar o espaço feminino no mercado de trabalho”, avalia.

Secom Maceió