Cerca de 600 pessoas são beneficiadas pela Justiça Itinerante em Capela

Cerca de 600 pessoas são beneficiadas pela Justiça Itinerante em Capela

Ação social do Poder Judiciário de Alagoas e órgãos parceiros foi promovida nesta sexta (18), no Centro Cultural Leda Valéria

Em mais uma ação social no interior do estado, o Poder Judiciário de Alagoas, através do programa Justiça Itinerante, levou serviços gratuitos à comunidade de Capela. O mutirão, promovido nesta sexta (18), no Centro Cultural Leda Valéria, atendeu cerca de 600 pessoas.

José Arnaldo da Silva, é natural de Capela e aproveitou a oportunidade para retirar a 2ª via do RG e CPF dele e da esposa, além da 2ª via da certidão de nascimento de sua filha de 9 anos.

“O atendimento foi muito bom e muito rápido. Anunciaram no carro de som e a gente veio aproveitar. Vim com a minha esposa, e agora vai ficar mais fácil resolver as coisas com tudo novo”, explicou José Arnaldo.

Segundo o juiz André Gêda, coordenador do Justiça Itinerante, diversos serviços foram oferecidos de forma gratuita pela Justiça e órgãos parceiros.

“Tivemos emissão de documentação, RG, CPF, carteira de trabalho e 2ª via de certidão de nascimento e casamento. Tivemos também a questão dos processos mais simples, como divórcio consensual, retificação de registro, alvarás judiciais de até cinco salários mínimos objetivando saque de PIS/PASEP, FGTS e pensões alimentícias retidas, além do casamento coletivo de 35 casais”, contou o magistrado.

Maria do Livramento, de 49 anos, perdeu o prazo para solicitar a certidão de óbito de sua genitora, falecida há 30 dias, mas conseguiu resolver a situação de forma rápida.

“A solução foi muito objetiva, prática e o atendimento muito humanizado. Vim pedir uma certidão de óbito tardia da minha mãe que faleceu há 30 dias. Por não estar em condições psicológicas, não tive tempo de pedir no prazo devido. Fui muito bem assistida aqui e consegui resolver meu problema”, contou Maria.
Mais próximo da sociedade

Para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, a Itinerante é essencial para aproximar o Judiciário dos cidadãos.

“Estou muito feliz de estar aqui em Capela para participar deste importante programa que é o Justiça Itinerante, que aproxima o Judiciário da população. Trouxemos vários serviços que o cidadão precisa, e nos sentimos bem aqui, vendo de perto o que o Judiciário pode oferecer ao cidadão”, ressaltou o presidente.

Fernando Tourinho destacou que a Justiça Itinerante é um dos programas prioritários de sua gestão, como o Moradia Legal e o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), por promoverem uma proximidade entre a Justiça e a sociedade. “Queremos que a população sinta que pode contar com o Poder Judiciário para minimizar as desigualdades existentes em nosso país”.
O mutirão foi fruto de parceria entre o Poder Judiciário e Prefeitura Municipal de Capela, Ministério Público de Alagoas (MP/AL), Defensoria Pública, Receita Federal, Instituto de Identificação e Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação.

Estiverem presentes no evento o corregedor-geral de Justiça, desembargador Domingos Neto; ouvidor-geral do TJAL, desembargador Paulo Zacarias; procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque; Adelmo Moreira Calheiros, prefeito de Capela; Cibele Moura, deputada estadual; entre outras autoridades locais.

Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL TL