Cerest Maceió participa de ação contra trabalho infantil

Atividade foi direcionada aos ambulantes que vão trabalhar nos festejos juninos

Ambulantes são orientados sobre importância de proteger as crianças do trabalho infantil. Foto: Cortesia

Nesta quarta-feira (12), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Maceió participou de uma ação de sensibilização com os ambulantes cadastrados para trabalhar no São João Massayó.

A iniciativa teve como objetivo orientar os ambulantes sobre a importância de proteger as crianças nesse período. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal De Segurança Comunitária e Convívio Social (Semsc), em Jaraguá.

A atividade contou com a parceria da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, Vigilância Sanitária de Maceió, Procon Maceió, Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), entre outros órgãos.

As assistentes sociais do Cerest, Renata Amorim e Nelcirleide Pontes, falaram sobre o trabalho realizado e destacaram que durante a sensibilização foram enfatizados os riscos e as consequências do trabalho infantil, tanto para a saúde, quanto para o desenvolvimento das crianças.

“Durante a ação, foram distribuídos materiais educativos que enfatizaram a importância de manter as crianças longe das atividades laborais, especialmente em eventos de grande porte como o São João. A orientação aos ambulantes buscou esclarecer que o trabalho infantil é considerado um ato de desproteção e pode trazer implicações negativas para o futuro das crianças”, relatou a técnica Renata Amorim.

A equipe do Cerest Maceió e os órgãos parceiros atenderam cerca de 100 ambulantes, reforçando a mensagem de que é possível e necessário proteger as crianças do trabalho precoce. A sensibilização e a orientação realizadas buscam criar uma consciência coletiva sobre a importância de erradicar o trabalho infantil, proporcionando um futuro mais digno e promissor para as novas gerações.

A mobilização faz parte de um esforço contínuo do município de Maceió para garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de crescer em um ambiente seguro, saudável e propício ao seu desenvolvimento integral.

Secom Maceió