Comitê Estratégico Intersetorial da Primeira Infância debate melhorias para crianças alagoanas

Encontro contou com representantes de entidades estaduais que compõem o Comitê

Ações para construção do Plano Estadual da Primeira Infância estiveram em pauta na reunião desta quarta
Fotos: Thiago Ataíde / Ascom Cria

Com foco na garantia dos direitos das crianças alagoanas, o Comitê Estratégico da Primeira Infância, idealizado pela Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), se reuniu, na tarde desta quarta-feira (29), na Casa do Coração. A coordenação do Comitê debateu as ações realizadas durante o mês de maio e traçou estratégias para o Plano Estadual da Primeira Infância, que inclui diversas ações para construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das crianças no estado.

A ocasião foi dedicada à construção de ações para o Plano Estadual da Primeira Infância, um projeto que visa garantir um desenvolvimento saudável e integral para todas as crianças de Alagoas. O plano está sendo elaborado com a colaboração de diversos setores da sociedade, unindo esforços de profissionais da educação, saúde, assistência social, segurança, cultura, entre outros.

A secretária de Estado da Primeira Infância (Cria), Caroline Leite, reforçou a importância da intersetorialidade do Comitê e da união de várias frentes.

“Esse comitê é de extrema importância por ser realizado em diversas frentes, sendo composto por diversas entidades estaduais trabalhando juntas em prol de um único objetivo, que é o desenvolvimento da primeira infância em Alagoas, sendo realizado através de várias frentes, passando pela educação, saúde e assistência social. Aqui o que um lado não pode fazer o outro ajuda e assim seguimos juntos”, disse.

A secretária pontuou ainda que o foco do Comitê é fortalecer as políticas públicas existentes e propor novas iniciativas que atendam às necessidades específicas de cada criança. “Continuaremos trabalhando incansavelmente para implementar ações concretas que transformem a vida das nossas crianças e, consequentemente, o futuro do nosso estado.”

Composição

O Comitê é composto por 14 membros obrigatórios e a delegação é formada por todos os titulares da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).

Compõem ainda a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e Secretaria do Planejamento (Seplag), além da Rede Estadual da Primeira Infância de Alagoas (Repi).

O Comitê é composto por 19 membros facultativos, sendo eles: a Secretaria de Estado de Governo (Segov), Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Conselho Estadual de Direitos Humanos, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual de Assistência Social, Conselho Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Direitos da Mulher, Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Rede de Atenção às Violências (RAV) e Assembleia Legislativa de Alagoas.

Integram ainda o grupo o Tribunal de Justiça de Alagoas; Defensoria Pública; Tribunal de Contas do Estado de Alagoas; Associação dos Municípios Alagoanos; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Agência Alagoas