Defesa Civil de Maceió inicia construção do Plano Municipal de Reducação de Riscos

Ação conta com técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB)

Defesa Civil de Maceió inicia construção do Plano Municipal de Reeducação de Riscos. Foto: Ascom Defesa Civil de Maceió

A Defesa Civil de Maceió, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), iniciou nesta semana a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos. Técnicos dos órgãos estão percorrendo diversas localidades da capital para coletar dados e informações que irão embasar a construção do documento.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid), do Governo Federal, e tem como objetivo fornecer dados técnicos e subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficazes em Maceió.

As equipes do SGB percorrem as áreas acompanhadas por técnicos da Defesa Civil e integrantes do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec). Todos utilizam fardamento oficial, facilitando a identificação junto à população.

Defesa Civil de Maceió inicia construção do Plano Municipal de Reeducação de Riscos. Foto: Ascom Defesa Civil de Maceió

A Nudec Julita Francisca, que participou de uma das ações, destacou a importância da participação popular no processo. “É fundamental contar com a visão de quem vive na região, de quem sente na pele, durante todo o ano, quais são as dificuldades. Essa construção coletiva é muito importante”, afirmou.

O Plano, que não era atualizado há 17 anos, será um importante instrumento de prevenção e planejamento para a cidade.

O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, explicou como será conduzida esta etapa. “Demos início à primeira fase da construção do Plano de Redução de Riscos, que é de fundamental importância, pois será feito um reconhecimento de área em toda a cidade. Neste momento, contaremos com o apoio dos Nudecs e de toda a sociedade. Sem dúvida, é um instrumento essencial para Maceió e reforça esse caminho de prevenção, planejamento e responsabilidade que já estamos desenvolvendo”, destacou.

Secom Maceió