Detran de Alagoas reúne gestores municipais em Simpósio de Educação para o Trânsito

A municipalização do trânsito foi um dos temas discutidos; ações passaram por todas as regiões do estado

Integração mostra que no trânsito é necessário o exercício da cidadania
Foto: Fellipe Yuri / Ascom Detran

A educação e a conscientização no trânsito é um dos pilares da atuação do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran). Por isso, o órgão estadual promoveu o Simpósio Integrativo dos Municípios participantes do projeto de Descentralização, para discutir a prevenção de sinistros de trânsito. O evento reuniu gestores municipais e aconteceu no auditório do Detran, nesta segunda-feira (04).

O projeto desenvolvido pela Superintendência de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran foi iniciado em agosto, e passou por 30 cidades com maiores índices de sinistros de trânsito.

De acordo com Sonaly Bastos, superintendência de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, o simpósio foi feito para os representantes dos municípios que receberam ações do projeto de descentralização

“Durante o simpósio tivemos painéis mostrando a importância da municipalização do trânsito, os resultados do projeto de descentralização, além de apresentar experiências exitosas na gestão do trânsito municipalizado e das cidades que receberam as nossas ações”, disse.

As ações passaram por todas as regiões do estado, capacitando um público de mais de três mil pessoas, onde foram apresentados os principais indicadores dos municípios participantes, como a quantidade de sinistros de trânsito, a diferença entre a quantidade de condutores habilitados e o total de veículos registrados no município.

Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran Alagoas, a integração que está sendo feita mostra que no trânsito é necessário o exercício da cidadania, para tornar a população cada vez mais consciente e mudar atitudes, tornando o trânsito mais seguro.

“Estamos sempre buscando novas alternativas para tornar mais efetivas as ações de conscientização junto à população, especialmente na zona rural de Alagoas. E temos conseguido em parceria com os gestores municipais, as SMTTs, o DNIT e vários outros parceiros”, destacou o diretor-presidente do Detran.

Uma das palestras do Simpósio foi ministrada Regina Maria Duarte, presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) do Mato Grosso do Sul (MS). Ela falou sobre a municipalização de trânsito, relatando experiência exitosa, pelo fato do estado possuir 100% das cidades com o trânsito municipalizado. Outro tema tratado foi sobre legislação de trânsito, com Alandnir Cabral da Rocha, procurador jurídico do Detran/MS e conselheiro Cetran/MS.

Estiveram presentes no evento do Detran Alagoas o presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas, David Nunes; a diretora de educação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Paula Carnaúba; além de representantes do BPRv e da Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito de Marechal Deodoro, União dos Palmares, Arapiraca, Pilar e Rio Largo.

Agência Alagoas