DMTT promove ação para emissão de credenciais de estacionamentos

Equipe de educação conscientiza sobre uso de vagas exclusivas

Equipe de Educação visita estabelecimentos para alertar condutores e emitir credenciais. Foto: Késya Holanda (estagiaria)/Ascom DMTT

Em benefício de idosos e pessoas com deficiência, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), realiza a campanha “Essa vaga não é sua”, que visita estabelecimentos e aborda os condutores. Na manhã desta terça-feira (12), os educadores estiveram em um hipermercado localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro. Na ocasião, além das abordagens educativas, foram confeccionados novos cartões de estacionamento pela equipe da Divisão de Cadastros (Dicad).

Autônoma, Dilma Nogueira soube da ação enquanto fazia suas compras e decidiu adquirir sua credencial. “A vida da gente é uma correria, às vezes eu não tenho tempo de ir e passar um tempo na fila. Então, vir fazer algo cotidiano e ter a oportunidade de fazer o cartão é bem agradável”, contou.

Para realizar o credenciamento, é necessário levar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. No caso de pessoas com deficiência, é necessário levar o laudo médico com o CID da patologia.

Com o uso da credencial, a locomoção dos beneficiados é facilitada. Eliane dos Santos, mãe de Jemerson, ressaltou o cuidado necessário que tem para lidar com o Transtorno do Espectro Autista do filho. “Às vezes, a gente sente muita dificuldade, porque precisamos de um local para estacionar, e existem alguns irresponsáveis que ocupam as vagas. Mas esse tipo de ação também ajuda a informar sobre isso”, explicou.

A campanha visa alertar os condutores sobre o uso correto das vagas em estacionamentos. Com uma abordagem educativa e a possibilidade de confecção da credencial de forma ágil, na hora do atendimento, o DMTT facilita a emissão do documento obrigatório para estacionamento em vagas e evita deslocamentos até a sede para aquisição do cartão.

Infração

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o estacionamento em vagas de idosos ou pessoas com deficiência é considerada uma infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bem como a remoção do veículo.

Secom Maceió