Drenagem de águas pluviais reduz vazão em sistema que abastece conjuntos de Rio Largo

Drenagem de águas pluviais reduz vazão em sistema que abastece conjuntos de Rio Largo

Conjuntos Jarbas Oiticica e Antônio Lins estão com volume de água tratada reduzido após danos causados por drenagem

Os conjuntos Jarbas Oiticica e Antônio Lins, em Rio Largo, estão com a oferta de água tratada reduzida nos últimos dias. A situação foi causada pelo entupimento da drenagem pluvial do entorno da Estação de Tratamento de Água (ETA), que inundou a estação elevatória, e uma alteração na qualidade da água bruta. 

Esses dois fatores também causaram prejuízos aos equipamentos da elevatória de água tratada, que precisaram de manutenção emergencial e substituição de duas motobombas por uma reserva, de menor potência. 

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), responsável pela operação do sistema, segue trabalhando para regularizar a capacidade de captação e tratamento e, ao mesmo tempo, monitora a qualidade da água bruta do manancial, que foi afetada pela drenagem inadequada, que é de responsabilidade do município. 

Tão logo haja condições seguras, a vazão de captação e tratamento será restabelecida. A água, depois de tratada pela Casal, é repassada para a BRK distribuir aos moradores de Rio Largo. 

São Sebastião 

Em São Sebastião, na região Agreste, o abastecimento encontra-se em fase de regularização nesta sexta-feira (14) após uma parada emergencial para conserto de rompimento na adutora. O sistema já está operando e, durante a tarde e noite de hoje, o fornecimento de água já estará normalizado.

Agência Alagoas