Falta de energia e chuvas prejudicam abastecimento de água em várias cidades

Falta de energia e chuvas prejudicam abastecimento de água em várias cidades

Casal acionou Equatorial Alagoas e monitora qualidade da água dos mananciais para retomar abastecimento com segurança

Taquarana, na região Agreste, Maravilha e Ouro Branco, na Bacia Leiteira, estão com o abastecimento de água suspenso, nesta sexta-feira (7), em razão de faltas de energia. Em Taquarana, a interrupção do serviço elétrico afeta a captação de água bruta. Já na Bacia Leiteira, a falta de energia foi verificada na estação elevatória de água situada em Poço das Trincheiras, de onde o líquido é bombeado para chegar até Maravilha e depois a Ouro Branco. 

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) acionou a Equatorial, responsável pela rede elétrica, e aguarda a normalização do serviço para retomar a produção e envio da água para as concessionárias Verde Alagoas e Águas do Sertão, responsáveis pela distribuição aos moradores das três cidades afetadas. 

A Equatorial enviou nota sobre as faltas de energia. Confira abaixo: 

Nota de esclarecimento: 

Sobre a interrupção no fornecimento de energia elétrica registrada nesta sexta-feira (07), nos sistemas de abastecimento de água de Poço das Trincheiras e Taquarana, a Equatorial Alagoas informa que equipes técnicas já foram acionadas para realizar os serviços necessários, de competência da Distribuidora, e normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível. 

Chuvas 

As fortes chuvas desta sexta-feira (7) afetaram a qualidade da água bruta nos mananciais que abastecem as seguintes localidades: Novo Lino, Capela e Ibateguara (Sistema Severo). Em Ibateguara, o Sistema Sumidouro segue operando normalmente. 

A Casal monitora todos esses mananciais para que, tão logo seja seguro, possa retomar a produção de água e posterior envio à concessionária Verde Alagoas, que faz a distribuição aos moradores. 

Em Maragogi, o poço 19 está paralisado por problemas eletromecânicos. A Casal já encaminhou profissionais ao local para a manutenção necessária. Os demais poços que abastecem a cidade seguem operando normalmente.

Agência Alagoas