Flávio Saraiva destaca integração entre segurança pública, educação e tecnologia em workshop na Ufal

Evento reuniu governo estadual e universidade para fortalecer políticas públicas de segurança

Foto: Ascom SSP

O secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva, participou do workshop Cidades Seguras, Comunidades Vivas: Saberes Acadêmicos e Práticas para um Projeto Macro em Alagoas, promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento reuniu representantes do Governo do Estado e da Academia para discutir a integração entre conhecimento científico e políticas públicas de segurança.

Em sua apresentação, Flávio Saraiva mostrou os indicadores da segurança pública e comentou: “Tenho o sonho de ver a segurança pública deixar de ser entendida apenas como sinônimo de polícia. A polícia é, sim, um elemento essencial, mas deve fazer parte de uma rede mais ampla, que envolva educação, planejamento, gestão e sociedade. A segurança pública precisa ser vista como algo que pertence a todos nós, dependente da integração entre diferentes setores e pessoas. Esse é o caminho para uma segurança verdadeira e duradoura”, afirmou.

O evento contou ainda com a presença da delegada Luci Mônica, titular do 2º Distrito Policial e da Delegacia do Turista, que destacou a importância da articulação entre as forças de segurança e a academia para o desenvolvimento de políticas mais efetivas.

Foto: Ascom SSP

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, destacou a relevância do projeto macro e o papel da universidade na construção de políticas públicas estruturadas. “Fazer esse desenho é fundamental não apenas para mostrar a relevância da Ufal dentro do Estado, mas, também, para possibilitar a captação de recursos e o financiamento de pesquisas, incluindo fundos externos. Projetos estruturados facilitam muito a negociação e a consolidação de parcerias”, disse.

O workshop contou com painéis interdisciplinares de docentes da Ufal, como a professora Suzan Cordeiro (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), que abordou o tema “Arquitetura e desenho urbano na prevenção situacional do crime”; o professor Emerson Nascimento (Instituto de Ciências Sociais), que tratou de “Violência e desigualdade: diagnósticos sociológicos para pensar políticas públicas”; e o professor André Aquino (Instituto de Computação), que discutiu “Tecnologia e segurança: a IA como ferramenta de apoio às políticas públicas”.

Para o secretário Flávio Saraiva, o encontro foi uma oportunidade de demonstrar o empenho do governo estadual na adoção com políticas de segurança inovadoras, baseadas na colaboração entre universidade, sociedade e instituições de segurança.

Agência Alagoas