Operação Línguas Sujas flagra despejo irregular de esgoto no Salgadinho

Ação conjunta das Secretarias de Infraestrutura e do Meio Ambiente e Urbanismo encontrou a ligação clandestina da concessionária BRK, que será autuada com base na legislação ambiental do município

Esgoto estava sendo lançado na rede de drenagem de águas pluviais que deságua no Salgadinho. Foto: Samara Emanuelle/Ascom Seminfra

A Operação Línguas Sujas, realizada pelas secretarias municipais de Infraestrutura (Seminfra) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), flagrou, nesta segunda-feira (28), um lançamento irregular de esgoto sobre o sistema de drenagem que desagua no Riacho Salgadinho.

O despejo foi causado por uma falha no sistema de esgotamento sanitário operado pela concessionária de saneamento BRK Ambiental, que resultou na contaminação direta do Salgadinho.

Em razão do flagrante, a Semurb autuará a concessionária com base no Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Municipal nº 4.548/96) e na legislação que regulação a instalação, manutenção e limpeza de caixas de gordura (Lei Municipal nº 6.961/19). Além da obrigação de reparar a falha, a BRK deverá realizar a desinfecção e limpeza completa da rede de drenagem afetada.

O esgoto lançado de forma irregular compromete diretamente a qualidade da água que deságua na orla marítima na capital, afetando a balneabilidade e oferecendo riscos à saúde da população.

As ações de fiscalização da Operação Línguas Sujas acontecem de forma contínua com o objetivo combater as ligações clandestinas de esgoto na capital alagoana.

Secom Maceió