Orlando Rocha Filho toma posse como desembargador do TJAL

Novo integrante do Tribunal foi promovido pelo critério de antiguidade

O desembargador Orlando Rocha Filho afirmou, em seu discurso de posse no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), que atuará com equilíbrio e sensatez, sempre buscando engrandecer o Poder Judiciário. “Estou aqui com toda a humildade que sempre fez parte da minha trajetória. Ingresso nesta Corte para dar a melhor contribuição que eu puder aos projetos do Tribunal, que são muito importantes”, reforçou.

Orlando Rocha Filho destacou que seu trabalho será pautado ainda na ponderação, visando pregar a união dentro do TJAL. “Estou aqui para somar. É importante agir com racionalidade, com amor no coração. A sociedade precisa que sejamos assim”.

Natural do Rio de Janeiro, Orlando Rocha tem 70 anos de idade, 35 deles destinados à magistratura. Ele era titular da 6ª Vara Cível de Maceió, da qual estava afastado por exercer a função de juiz auxiliar da Presidência do TJAL. O magistrado foi promovido pelo Pleno na última sexta (17), pelo critério de antiguidade.

“Agradeço a Deus, à minha família e agradeço ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Klever Loureiro, pela iniciativa de ampliar a composição da Corte] e por todo o apoio”, disse o novo integrante do TJAL.

Para Klever Loureiro, a posse do colega torna o Tribunal mais forte. “Orlando é uma pessoa simples, operacional e com um conhecimento enorme. Ele se junta agora ao TJ para continuar aplicando o bom direito. É algo que nos deixa, sem dúvida, mais fortes”.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, participou da solenidade, nesta segunda (20), no TJAL. “Tenho certeza de que Orlando vai continuar distribuindo justiça com fé, amor e esperança. Justiça é sensibilidade, prudência e sabedoria, qualidades que o colega possui”.

O evento, que foi transmitido de forma on-line, contou ainda com a presença de desembargadores e juízes, representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL), Tribunal de Contas (TCE/AL), Ordem dos Advogados (OAB/AL), Ministério Público, Defensoria Pública, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), além de membros do Legislativo e do Executivo, tanto municipal quanto estadual.

Para o presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa, a posse de Orlando Rocha traz luz e esperança ao Tribunal. “Ele é um homem extremamente humilde, parceiro e com grande senso de justiça. Esperamos que a Corte cresça cada vez mais”.

O prefeito de Maceió, JHC, destacou que o TJAL ganha muito com a chegada do novo desembargador. “Orlando Rocha Filho é um ser humano extraordinário, com grande saber jurídico. Sua chegada vai trazer mais celeridade aos julgamentos, contribuindo com quem mais precisa da Justiça”.

Dicom TJAL