PAM Salgadinho oferta especialidades odontológicas e garante assistência em saúde bucal aos usuários

Centro de Especialidades Odontológicas oferece serviços de endodontia, periodontia, prótese total, odontopediatria, cirurgia buco maxilo e entre outros

Reconhecido por ser a maior unidade de média complexidade do Nordeste, o PAM Salgadinho, localizado no bairro do Poço em Maceió, possui quinze blocos com atendimentos especializados em saúde. Entre os serviços ofertados à população está o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), encontrado no Bloco F da unidade.

O serviço de Endodontia estava suspenso desde 2017 e com a chegada da pandemia do novo coronavírus, outros serviços odontológicos também ficaram sem funcionar. No entanto, em 2021, após cinco meses da nova gestão, a Prefeitura de Maceió voltou a oferecer no CEO todas as especialidades relativas à saúde bucal, garantindo o compromisso e cuidado com os maceioenses.

Além da Endodontia, as outras especialidades que passaram a ser ofertadas no PAM Salgadinho são Periodontia, Radiologia, Prótese Total, Odontopediatria, Estomatologia e atendimentos para pacientes com necessidades especiais e Cirurgia Buco Maxilo, concentrados no Bloco F e realizados por 28 profissionais.

O Bloco I – local para tratamento de pacientes com HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – também dispõe de um consultório odontológico exclusivo para o atendimento desses pacientes. Ao todo, o CEO possui onze consultórios e um laboratório de prótese dentária.

Segundo a gerente de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Ducy Lily Farias, o serviço especializado disponibilizado no CEO assegura ao usuário o cuidado integral à saúde. “O PAM Salgadinho contava com sete consultórios odontológicos, hoje em dia já temos onze instalados que funcionam nos blocos F e I. É muito importante oferecer ao usuário todas as especialidades odontológicas porque garantimos o cuidado integral ao paciente, como está preconizado pelo Ministério da Saúde na política Nacional de Saúde Bucal e nos princípios do SUS, para que todo cidadão tenha direito ao acesso ordenado e organizado, de forma gratuita e com qualidade, aos sistemas de saúde”, explicou.

No início da ampliação dos serviços, a expectativa era de que Maceió atendesse, mensalmente, aproximadamente 700 pessoas, com previsão de aumento gradativo nos números de procedimentos. Atualmente, a demanda chega a 1.620 usuários atendidos por mês, sendo 405 usuários a cada semana.

Como ter acesso ao CEO

Todas as especialidades do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) são marcadas nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio do Sistema Gestor de Regulação (SGR), exceto consultas para próteses dentárias, que são marcadas no próprio PAM Salgadinho.

Na UBS, o paciente é avaliado por um clínico geral. Na ocasião, o profissional avalia o caso e, havendo necessidade, encaminha o paciente ao CEO. A própria unidade realiza o agendamento para o centro especializado pelo SGR.

Secom Maceió