Solenidade militar foi marcada por homenagens e pela inauguração do novo picadeiro para as atividades do Policiamento Montado
A Polícia Militar de Alagoas celebrou, na manhã desta quinta-feira (23), 43 anos de existência do 3º Batalhão. A unidade, sediada em Arapiraca, é responsável pelo policiamento na região Agreste do estado e reuniu sua tropa para uma formatura militar pela passagem da data.
A solenidade foi presidida pelo comandante da Academia Militar, coronel Carlos Azevedo, que também conduziu o rito de honra e continência ao veterano. O homenageado foi o coronel da reserva remunerada Olegário Paes.
A cerimônia foi marcada pela entrega de homenagens a diversas personalidades que contribuíram, em suas respectivas atividades, para o engrandecimento do 3º BPM. Policiais militares que se destacaram no número de prisões em flagrante, no atendimento de ocorrências e na confecção de autos de infração de trânsito e de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) também foram agraciados.
Atualmente, o 3º Batalhão é comandado pelo tenente-coronel Carlos Alberto Albuquerque. Além de Arapiraca, a unidade responde ainda pela segurança dos municípios de Feira Grande, Coité do Nóia, Taquarana, Craíbas e Limoeiro de Anadia.
Ao final da solenidade, os presentes participaram da inauguração do novo picadeiro do 3º BPM, espaço que será utilizado para treinamentos e exercícios de equitação do Policiamento Montado.
Cronologia do Batalhão
23 de Julho de 1936 – Criação do 2º Batalhão de Infantaria da Força Policial em Maceió, sendo deslocado para Santana do Ipanema, tendo como primeiro comandante o coronel José Lucena de Albuquerque Maranhão.
28 de Julho de 1938 – A famosa volante do Tenente João Bezerra da Silva põe fim ao cangaceiro Lampião e seu bando. Após o massacre de Angicos, o 2º Batalhão foi reinstalado em Maceió.
8 de Janeiro de 1961 – Novamente devido ao clima de intranquilidade, o 2º Batalhão retorna à cidade de Santana do Ipanema.
31 de Julho de 1962 – Retomada a paz em Santana do Ipanema, o 2º Batalhão retorna à capital, com sede nas instalações da atual Academia de Polícia Militar de Alagoas.
24 de Março de 1977 – O 2º Batalhão é transformado em 3º Batalhão de Polícia Militar e recebe o nome de Batalhão Coronel Lucena, em homenagem ao seu primeiro comandante.
23 de Outubro de 1982 – O 3º BPM é deslocado para a cidade de Arapiraca, para atuação no Agreste e Sertão, com um efetivo inicial de, aproximadamente, 350 homens, e um busto em homenagem ao coronel Lucena Maranhão é erguido em sua sede. Nesta data é comemorado o aniversário da unidade em Arapiraca.
Ano de 1992 – É denominado Batalhão Tenente João Bezerra da Silva, em homenagem ao comandante da volante alagoana que exterminou Lampião, em 28 de julho de 1938.
Ainda em 1992 – É criado o 7º BPM em Santana do Ipanema, para atuação no Sertão, herdando a antiga denominação do 3º BPM: Batalhão Coronel Lucena, e o busto erguido em Arapiraca é transferido para Santana do Ipanema, onde permanece até os dias atuais.
Agência Alagoas