Presidente do TJAL dialoga sobre união dos poderes com presidente do STF

Ministro Luís Roberto Barroso reuniu-se com chefes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo de Alagoas; agenda com presidente do STF segue durante a tarde

Fernando Tourinho, ministro Luís Roberto Barroso, Paulo Dantas e Marcelo Vitor se reuniram com presidente do STF Foto: Maikel Marques

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, se reuniu com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, no Palácio República dos Palmares, nesta terça (30). Encontro promovido pelo governador do estado reuniu chefes dos três poderes alagoanos.

Na ocasião, Tourinho destacou o compromisso do chefe máximo do Judiciário nacional em dialogar com a magistratura alagoana e reunir os três poderes do estado.

“Hoje é um dia histórico para Alagoas em que estamos recebendo a mais alta autoridade do Poder Judiciário brasileiro que veio de Brasília e já conversou com alunos de escola pública, está aqui com representantes dos três poderes de Alagoas, reforçando o respeito e a união entre eles e ainda vai conversar com os juízes alagoanos”.

O presidente ainda enfatizou que a vinda do ministro mostra que é necessário se aproximar mais da sociedade, feito que o Judiciário alagoano tem buscado fazer cada vez mais.

“A mais alta autoridade do país está indo aos estados conversar com a magistratura. Eu acho que isso é que a magistratura precisa fazer mais. Os juízes precisam sair dos seus gabinetes para conversar com a sociedade, para que entenda o que estão precisando”, disse.

O governador do estado, Paulo Dantas, também ressaltou o propósito de unir forças para trabalhar pelo povo alagoano.

“É importante essa união de força, de esforço, essa conexão, esse trabalho integrado para que a gente tenha uma democracia cada vez mais consolidada, que a gente tenha respeito e posições claras perante o pacto federativo. Isso nos dá a harmonia necessária para criar um ambiente adequado para gerar oportunidade e para garantir comida na mesa de todos”, disse o chefe do poder executivo estadual.

Participaram do encontro o vice- presidente do TJAL e o corregedor-geral de Justiça, desembargadores Orlando Rocha e Domingos Neto, os desembargadores do TJAL, Otávio Praxedes, Alcides Gusmão, Tutmés Airan, Klever Loureiro, João Lessa, Celyrio Adamastor, Carlos Cavalcanti, Ivan Brito, Paulo Zacarias e Márcio Roberto. Também estiveram presentes juízes de direito, secretários de estado e autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo de Alagoas.

Agenda do ministro

Nesta terça pela manhã o ministro Luís Roberto Barroso conversou com alunos da Escola Estadual Princesa Isabel. Com a palestra “Como fazer a diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo”, Barroso buscou motivar os estudantes para a conquista de uma vida feliz e de sucesso.

Em seguida, o ministro visitou o Tribunal de Justiça de Alagoas e foi recepcionado pelo chefe do Poder Judiciário alagoano e pelos desembargadores da corte de Justiça.

Logo após, Barroso e os desembargadores do TJAL seguiram para um almoço com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, com o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), Marcelo Vitor, e com representantes dos três poderes.

A partir das 14 horas o ministro dialoga com os juízes alagoanos no programa “Diálogos da Magistratura, no Hotel Ritz Lagoa da Anta.

Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL – SD