Procon Maceió faz palestras sobre direitos dos consumidores

Entre os assuntos abordados, o destaque foi sobre prazo de troca, direito do arrependimento e as compras via internet

O Procon Maceió promoveu, nesta quinta (4) e sexta-feira (5), uma palestra com “Noções Básicas sobre o Direito do Consumidor”. A ação reuniu cerca de 60 alunos dos cursos de assistência administrativa e educação nutricional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Entre os assuntos abordados, o destaque foi sobre prazo de troca, direito do arrependimento e as compras realizadas via internet.

Para a estudante Juliene, esclarecer os direitos do consumidor é fundamental tanto para os alunos, quanto para o público em geral. “É muito importante temos acessos aos nossos direitos, porque, às vezes, chegamos em um estabelecimento e não sabemos que temos direito à troca do produto, ou que em compras on-line podemos cancelar a compra em até sete dias, por exemplo. Depois da palestra eu aprendi sobre meus direitos e vou aplicar isso no meu dia a dia”, contou a aluna.

“Faz parte das prerrogativas do órgão cumprir a política de educação e formação do consumidor, isso mostra que o trabalho do Procon não se prende apenas na fiscalização, mas também traz um serviço de educação”, afirma Leandro Almeida, diretor do Procon Maceió.
Agendamento de palestras

As palestras educativas são ações permanentes do Procon Maceió. Escolas, universidades, instituições da sociedade civil organizada e até fornecedores podem requerer palestras de educação para consumo. Para agendamento, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp do órgão no número (82) 98882-8326.

Atendimentos

Além dessas orientações, o Procon Maceió se coloca à disposição dos maceioenses. Para realizar denúncias ou obter mais informações e orientações, o consumidor pode entrar em contato pelos telefones 0800 082 4567, das 8h às 14h, ou no WhatsApp (82) 98882-8326.

Para quem prefere o atendimento presencial, pode se dirigir à qualquer uma das unidades do Procon Maceió: no Centro Universitário Uninassau, no bairro do Farol; na sede da antiga FAT, atual Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), no Barro Duro; e na sede do Procon Maceió, na Rua Dr. Pedro Monteiro, 47, Centro de Maceió.

O horário de funcionamento na sede do Procon Maceió é de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Já os núcleos da UMJ e Uninassau estão abertos ao público das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Para formalizar as denúncias, é necessário entregar as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e demais documentos que forem necessários para embasar as reclamações de abuso aos direitos do consumidor.

Ascom Procon Maceió