Profissionais da Atenção Básica fazem treinamento em puericultura

Evento realizado na manhã desta sexta-feira (17), direcionado a médicos e enfermeiros, foi promovido pela Coordenação Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança

O evento aconteceu no auditório da Polícia Federal. Foto: Alisson Frazão Secom Maceió

Na manhã desta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) realizou, por meio da Coordenação Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança, uma capacitação em puericultura voltada a médicos e enfermeiros da Atenção Básica. O evento aconteceu no auditório da Polícia Federal, em Jaraguá, e teve o intuito de atualizar e qualificar os profissionais que assistem e acompanham o pré-natal e o desenvolvimento infantil.

A fim de preparar e qualificar os profissionais de saúde sobre o manejo, avaliação e acompanhamento deste o pré-natal, até o desenvolvimento da criança e de suas mães, o evento contou com a palestra da especialista em educação e saúde, a enfermeira, Maria José Ribeiro Sampaio. Além disso, foram discutidos a importância de observar questões socioeconômicas e exercer um olhar humano e sensível para identificar qual a melhor alternativa de acolhimento e manejo com os usuários.

Alayde Ricardo, Diretora de Atenção à Saúde da SMS, evidenciou a importância do evento. “Por meio das capacitações temos a oportunidade de orientar novas práticas, novos manejos de acompanhamento. Profissionais precisam continuamente vivenciar experiências novas, atualizar seus trabalhos, para que dessa forma, possam modificar, inserir e incrementar procedimentos que colaboram no cuidado da saúde das pessoas. É de extrema relevância esses encontros”, destacou.

Já segundo Marglene Oliveira, coordenadora Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança, a capacitação foi pensada após supervisões realizadas, a fim de providenciar melhorias e qualificações técnicas e gerenciais.

“Através do monitoramento realizado nas unidades de saúde, percebemos a necessidade dessa demanda, para que exista uma atualização na prestação de serviços de qualidade à saúde das crianças e no acompanhamento de gestantes. A qualificação também irá contribuir para motivar o trabalho colaborativo entre médicos e enfermeiros. Os profissionais podem fortalecer atendimentos conjuntos e contínuos, que irão reverberar em consultas de qualidade para as crianças, e gestantes”, ressaltou.

Participação dos profissionais

Olivina Galdino, médica generalista que atua na unidade São Francisco de Pádua, localizada em Cruz das Almas, participou do evento e ressaltou a importância da capacitação para um trabalho colaborativo e um serviço de qualidade à população.

“Minha expectativa é a melhor possível, a fim de me atualizar, melhorar minhas práticas, sabemos que como profissionais da saúde devemos estar sempre atualizados e nos capacitando para prestar serviços e assistência em saúde de qualidade à pessoas”, destacou.

Outra profissional que fez presença no evento, foi a enfermeira Bárbara Evans, que também atua na unidade São Francisco de Pádua e compartilhou a importância e contribuição do treinamento na assistência em saúde.

“Vejo esses encontros como uma reciclagem, é uma maneira de nos atualizar, pois a saúde sempre se renova, para levar um melhor atendimento à população. Já realizamos os procedimentos compartilhados na minha unidade, alternamos consultas entre enfermeiros e médicos, com o intuito de um acompanhamento completo “, enfatizou.

Secom Maceió